Amamentação

Veja dicas para escolher a melhor poltrona de amamentação

Por Redação Doutíssima 24/06/2015

A amamentação fortalece o vínculo entre mãe e filho e também é a melhor maneira de alimentar a criança. Por tudo isso, o momento de amamentar, ou mesmo de oferecer a mamadeira, deve ser o mais calmo e tranquilo possível. Uma boa poltrona de amamentação contribui muito para o conforto da mamãe e o total relaxamento da criança.

 

A posição confortável proporcionada por uma poltrona ajuda a evitar possíveis desconfortos para a mulher, como dores nas costas e cansaço nos braços.

Conforto é a ordem da poltrona de amamentação

Quando você decide comprar uma poltrona para amamentar seu bebê, percebe que existem diversos modelos e estilos: poltronas giratórias, com ou sem balanço, com bolso nos lados para guardar objetos, com estilo tradicional ou moderno, entre outros.

poltrona de amamentacao

A poltrona para o momento da amamentação deve ser confortável para a mulher. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, ainda tem o revestimento que pode ser de couro ou em outros tecidos. Conforme a arquiteta Deise Soares, a poltrona de amamentação deve ter um tecido de fácil limpeza, pois há um grande risco de derramar a mamadeira, leite, ou o bebê regurgitar.

No entanto, mais importante que o tecido e o estilo é o fato de que a poltrona de amamentação, segundo a arquiteta, deve ser muito confortável, já que será utilizada por longos períodos. Por isso, ao sentar, a mãe deve ficar com os pés encostados no chão e as costas no encosto da poltrona.

Para mulheres baixas e que não conseguem encostar os pés no chão, existem poltronas que vêm com puff para apoiar os pés, proporcionando o conforto necessário para o momento da amamentação.

Deise ainda ressalta que a mulher pode querer encostar a cabeça na hora de amamentar. Assim, alguns móveis mais modernos proporcionam esse conforto a mais.

A localização mais adequada para a poltrona de amamentação, de acordo com Deise, dentro do ambiente residencial, é o dormitório do bebê. Dessa forma, o pequeno irá se acostumar com o seu próprio “cantinho”. Além disso, a mamãe tem o controle total de ruídos e iluminação em um local desenvolvido especialmente para o bebê, quando todo o projeto é pensado junto.

Poltrona de amamentação para fazer dormir

A poltrona de amamentação pode ser usada também para fazer o bebê dormir. Depois de mamar, a criança pode continuar no colo da mamãe para adormecer, já que estará relaxado e alimentado.

Para as mamães que desejam usar a poltrona para fazer a criança dormir, Deise sugere uma atenção especial. “Nesse caso, a cadeira deve ser mais alta no encosto para que a mulher possa encostar a cabeça e descansar. Além disso, precisa ter apoio para os braços”, afirma a arquiteta.

Agora que você já conhece os principais cuidados para garantir que seu bebê mame com calma e tranquilidade, escolha a melhor poltrona que combine com sua decoração e com o quarto do bebê.

Escolha o estilo, mas não abra mão da segurança e do conforto. Na dúvida, busque a orientação de profissionais da arquitetura.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!