Amamentação

Entenda por que o colostro é tão importante para o bebê

Por Redação Doutíssima 13/08/2014

O colostro é o primeiro leite produzido pela mãe após o parto. Produzido em pequena quantidade em um período que vai até os primeiros sete dias após o nascimento do bebê, é um líquido amarelado ou transparente de aparência fluida.

colostro

Colostro possui série de nutrientes que fortalecem sistema imunológico do bebê. Foto: Shutterstock

Colostro é a primeira vacina do bebê

A consistência e aparência fluida faz com que muitas mães pensem que esse leite é fraco, no entanto, é justamente o contrário: muitos médicos, inclusive denominam o colostro como a primeira vacina do bebê.

Essa analogia com uma vacina se dá uma vez que o colostro, ainda que produzido em uma quantidade menor e por tempo limitado, possui todos os nutrientes que um bebê recém-nascido necessita.

Composição do colostro

O colostro contém água, proteínas, sais minerais e anticorpos conhecidos como imunoglobulinas, que fortalecem o sistema imunológico do bebê, protegendo-o de infecções e viroses.

O líquido possui ainda uma alta quantidade de proteínas, que fornece ao bebê as defesas necessárias em seus primeiros momentos de vida. Além das proteínas e das imunoglobinas, o colostro reúne também lactoferrina, células brancas (leucócitos), citoquinas.

Entre suas propriedades, também é possível destacar a grande quantidade de vitamina A. A presença de tal vitamina se faz importante pela sua ação que ajuda a proteger os olhos, bem como serve de mais um fator preventivo para infecções.

Benefícios à digestão

De fácil digestão pela sua consistência, é um facilitador da digestão do bebê, o que é muito importante, uma vez que o sistema digestivo do recém-nascido ainda está em maturação mesmo após o nascimento. Ainda em termos de digestão, o colostro possui ainda um efeito laxante que vai ajudar a limpar o tubo digestivo do bebê.

Esse processo faz com que haja um estímulo no que diz respeito aos primeiros movimentos intestinais – e um intestino que se mexe desde cedo, se torna regular com maior facilidade. A regularidade e eliminação de excremento não necessário mais ao organismo são dois dos fatores preventivos contra a icterícia, também conhecida pelas mães como amarelão.

A maturação do intestino – acelerada de forma saudável pelo colostro – também é eficiente no processo de evitar a entrada de microorganismos e agentes alérgenos. Isso só é possível visto que o funcionamento intestinal acelera a excreção, reduzindo o tempo de contato de tais substâncias com o organismo recém-formado.

Além de proteger contra várias infecções, pois fortalece o sistema imunológico ainda em desenvolvimento, o colostro é muito importante visto que a sua ingestão diminui consideravelmente um problema que assombra muitas mães: a síndrome de morte súbita.

Outras características

Por se espesso, o colostro não jorra nem pinga e sua viscosidade faz, inclusive, com que ele seja de difícil extração, devendo ser sugado pelo recém-nascido. Aliás, o colostro é feito para ser mamado à vontade, podendo ser feito pelo bebê sempre que o mesmo desejar.

Pode acontecer que, por ter pouca gordura e ser facilmente digerido, o colostro faça com que o bebê mame bastante. No entanto, é um processo normal e, quanto mais ele mamar, melhor, porque é a sucção que vai estimular a produção de leite.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!