Saúde Mental

A rotina está lhe cansando? Veja dicas para motivar seu dia a dia

Por Redação Doutíssima 01/07/2014

As longas horas no trabalho e o pouco tempo para as atividades que mais gosta acabam trazendo um sentimento ruim em relação à sua rotina. Você se identifica com isso? Pois saiba que não é o único.

Motive-se para mudar a rotina

A cada dia, nossas tarefas diárias sugam a maior parte do nosso tempo. E, com isso, nos manter motivados parece uma missão impossível. Mas não é: a mudança de postura em relação à rotina é o início para que possamos encarar nosso dia a dia mais motivados.

Ao pensar de uma maneira negativa, rotina do trabalho pode ser tornar problema. Foto: Shutterstock

Ao pensar de uma maneira negativa, rotina do trabalho pode ser tornar problema. Foto: Shutterstock

Olhar positivo sobre a rotina

O conceito é simples: quando somos positivos, vemos o dia a dia de uma forma positiva. Por exemplo, o trabalho está difícil, mas se pensar de uma maneira negativa, podemos ver que a rotina do trabalho é um problema em sua vida.

Porém, se olhamos de uma forma positiva, entenderemos que o trabalho, por mais difícil que seja, é um degrau para o sucesso profissional. Procure adotar esta e outras maneiras simples para motivar a sua rotina.

Contra a rotina, encontre o que motiva você

A rotina nada mais é a falta de motivação diária. O primeiro passo apara encontrar esta motivação é descobrir o que a importância da motivação é exatamente. Simplificando, a motivação é a força motriz que lhe permite atingir seus objetivos e ir atrás do que você quer na vida.

Se você quer mudar sua personalidade para melhor, conseguir uma promoção no trabalho, iniciar um novo hábito, ser uma pessoa melhor que faz parte da comunidade, tornar-se um pai melhor para seu filho, todas essas coisas seriam mais fáceis se realizado está devidamente motivado.

Se você já tem algo que lhe motive, então, pode conseguir quase tudo o que você quer da vida. No entanto, lembre-se de não cair na armadilha de buscar atalhos para atingir seus objetivos. É perfeitamente normal se você tem que seguir um longo e sinuoso caminho para atingir seu objetivo. Será uma vitória ainda mais doce quando você finalmente conseguir, sabendo que você teve que passar por vários obstáculos para alcançá-lo. Por isso, a rotina faz parte do seu sucesso.

Desenvolva a motivação na sua rotina

Com algumas dicas, é possível fazer algumas adaptações em sua rotina. Para isso, não é preciso mudanças radicais. Confira algumas dicas de como se manter motivado no seu dia a dia em busca do seu objetivo:

– Organize o seu dia: trabalho, casa, filhos… as 24 horas do dia são suficientes para desempenhar todas as suas funções? Quando bem organizadas, sim. Ainda assim, é possível incrementar a rotina com novas experiências. Ao determinar a sua lista, certifique-se que as tarefas de “realização” sejam intercaladas com as tarefas de “rotina“.

– Comece o dia fazendo o que gosta: se você gosta de fazer exercícios, que tal uma caminhada antes das suas atividades diárias. No trabalho, ao começar fazendo algo que não gosta, é realmente difícil se sentir motivado. Mas se você começar a cada dia fazendo o que você ama é possível conviver com a sua rotina com mais satisfação.

– Conheça algo novo todos os dias: não precisa ser nada muito diferente, nem que tome muito o seu tempo. Mas que tal ao invés de tomar aquele café no escritório, acordar 30 minutos mais cedo e fazer a sua refeição do dia em uma deliciosa cafeteria? São estes pequenos prazeres que podem trazer mais motivação a sua rotina.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dicas para reduzir o estresse

Como combater o estresse de todos os dias

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade