A adolescência é um dos períodos mais difíceis da nossa vida, tanto para o adolescente quanto para os pais. Muitos adolescentes desenvolvem sentimentos de inferioridade causados pela pressão dos colegas que ditam « regras » de como agir e se comportar. Para os pais, é extremamente difícil ver seus filhos adolescentes sofrerem de baixa auto-estima. O site Family Education explica que “a auto-estima não é um presente que você pode dar a seu filho, ela deve ser construída”. Como pai, você pode adotar algumas simples atitudes que ajudarão seu filho a desenvolver sua auto-estima, afinal, os primeiros anos de uma criança são a base de uma auto-estima positiva.

auto-estima

Como ajudar seu filho adolescente a ter mais auto-estima:

 

1) Demonstre afeição e amor pelo seu filho, em todas as suas atitudes em relação a ele. Todas os gestos de pai para filho, desde a infância, devem sem repletas de amor e afeto. Este fator é essencial. A criança que é tratado com amor e carinho, desde sua nascença, terá muito mais chances de reconhecer subconscientemente seu valor, importância e amor que os pais sentem por ele.

2) Elogie seu filho sempre que for possível e merecido. Demonstre como você tem orgulho dele, como você o acha especial e o quão bem ele agiu. E, principalmente: faça elogios críveis. Frases falsas ou exageradas como “você é o melhor do mundo” podem ter o efeito contrário: o adolescente pode vir a desenvolver um super-ego.

3) Ajude seu filho a estabelecer metas como se vestir sozinho, alcançar uma boa nota, tirar e colocar a mesa ou outra atividade que você achar apropriada para a idade e capacidade dele. À medida que o adolescente se aproxima da meta, elogie-o e estimule-o mostrando seus pontos positivos e como ele é capaz de realizar bem aquela tarefa. Quando ele alcançar a meta, parabenize-o e mostre-o como você está orgulhoso dele.

4) Valide os sentimentos do seu filho adolescente se ele sofrer um “golpe” na sua auto-estima. Se ele, por exemplo, ficou triste com um comentário maldoso de alguém, diga: “Sim, você ficou triste por isso, eu compreendo”. Quando o adolescente sente que seus sentimentos foram reconhecidos, ele se sente muito mais à vontade para se abrir e expressar o que sente. Você pode, durante uma boa conversa ,ajudá-lo a aumentar sua auto-estima lembrando-o de todas as pessoas que gostam dele, das coisas positivas que outros disseram a respeito dele, entre outros comentários positivos.

auto-estima

5) Expresse o orgulho que você sente do seu filho, lembrando-o de como você se sente feliz e orgulhoso por ser pai ou mãe dele. Fale positivamente sobre seu filho adolescente à pessoas importantes na vida dele, como professores, amigos e avós.

6) Nunca compare seu filho com outros adolescentes, como a velha frase: “Por que você não é/faz como ele?”. Se alguém fizer uma comparação desse tipo, diga ao seu filho que ele é especial e único do jeito que ele é – nada é pior para a auto-estima de um adolescente do que achar que todos os outros são melhores do que ele.

7) Certifique-se que as outras pessoas que se relacionam com seu filho reconheçam seus pontos positivos. Por exemplo, converse com os professores dele no começo do ano letivo e exponha os pontos fortes de seu filho. Essa atitude permitirá que hajam atitudes positivas da parte dos professores, ajudando o adolescente a reforçar esses seus pontos fortes.

8) Expresse verbalmente ao seu filho o quanto você o ama. Lembre-se de dizer isso mesmo quando ele falha ou comete um erro, depois de ter tido uma boa e longa conversa com seu filho.

 

Saiba mais:

 

Como entender os adolescentes

Como controlar as saídas dos adolescentes durante as férias

Pais: 8 coisas que jamais devem ser ditas a uma adolescente

Mãe com filha adolescente: 15 dicas para o entendimento

Como comunicar-se de maneira efetiva com um adolescente

3 dicas para se reaproximar do seu filho adolescente

Como conversar sobre alcoolismo com adolescentes


DEIXE UMA RESPOSTA