Estética

Rejuvenescimento do rosto: confira dicas para amenizar sinais

Por Redação Doutíssima 23/09/2015

O rejuvenescimento do rosto é um dos principais objetivos das mulheres que procuram uma clínica de estética. A boa notícia é que amenizar os sinais da idade, como rugas e linhas de expressão, já é possível. Para isso, é necessário descobrir o tratamento ideal e adotar cuidados práticos em casa.

Especialistas quando o tema é estética, a fisioterapeuta dermato funcional, Jaqueline Finamor e a biomédica Paula Caponi citam algumas técnicas que influeciam sobre o rejuvenescimento do rosto. “Drenagem linfática, peelings físico e químico, radiofrequência e luz intensa pulsada, microagulhamento, intradermoterapia e a própria limpeza de pele são opções”, apontam.

rejuvenescimento do rosto

Tratamentos estéticos e caseiros contribuem para amenizar os sinais da idade na pele. Foto: iStock, Getty Images

 

Rejuvenescimento do rosto: opções de tratamento

Antes de optar por um tratamento estético, é importante contar com a opinião de um especialista. “O tratamento vai depender do acometimento que a pele apresenta, pois o envelhecimento tem vários pilares”, sinaliza Paula.

“É preciso avaliar a perda da elasticidade da pele, a perda de gordura subcutânea, o surgimento de manchas e linhas de expressão, entre outros aspectos”, acrescenta. Ela relembra, também, que não existe um procedimento ideal, mas sim a avaliação e indicação correta do tratamento.

Peles mais maduras, de acordo com ela, podem exigir abordagens mais complexas e, inclusive, a combinação de mais de uma técnica. Já nas peles que apresentam os primeiros sinais do envelhecimento, o enfoque deve ser na prevenção. Conheça, abaixo, algumas opções de tratamento:

 

1. Drenagem linfática facial

rejuvenescimento do rosto

Através de massagens, a drenagem linfática promove a ativação da circulação sanguínea. Foto: Shutterstock

A drenagem linfática facial, feita através de massagem, ativa a circulação sanguínea e elimina as toxinas. Isso melhora a aparência da pele e ameniza as olheiras e as bolsas sob os olhos.

 

2. Radiofrequência

rejuvenescimento do rosto

Ao usar o calor, a radiofrequência ajuda na diminuição de rugas e linhas de expressão. Foto: Shutterstock

Trata-se de uma técnica que utiliza calor para aquecer o tecido subcutâneo, estimulando a produção de novas fibras de colágeno, diminuindo as rugas, linhas de expressão e a flacidez da pele, melhorando sua elasticidade em poucas sessões.

 

3. Microagulhamento

rejuvenescimento do rosto

A técnica de microagulhamento promove a renovação celular e a produção de colágeno. Foto: Shutterstock

O microagulhamento se destaca por atuar na indução e produção de colágeno, melhorando a elasticidade da pele e atenuando marcas de expressão. Promove, também, renovação celular, auxiliando na remoção de manchas.

 

4. Peelings

rejuvenescimento do rosto

Para regenerar a pele do rosto e amenizar os sinais da idade, o peeling é uma boa opção. Foto: Shutterstock

Os peelings também são tratamentos que surgem com o propósito de promover a renovação celular, regenerando a epiderme e evidenciando um aspecto mais liso, suave e macio na pele.

 

5. Intradermoterapia

rejuvenescimento do rosto

A aplicação de substâncias na pele pode ser uma alternativa para melhorar a aparência. Foto: Shutterstock

Esta técnica consiste na aplicação direta de substâncias (que variam para cada paciente), na epiderme. Elas apresentam ação antirradicais livres e induzem a produção de colágeno, melhorando a hidratação e o tônus da pele, aliviando rugas e flacidez.

Técnicas caseiras para rejuvenescer a pele

Além dos procedimentos estéticos, para conquistar bons resultados no combate ao envelhecimento da epiderme, é importante manter alguns cuidados em casas. “Para evitar olheiras, nada melhor do que usar compressas geladas com chá de camomila”, sugere Paula.

Outra recomendação é fazer uma esfoliação natural semanalmente, de forma bem suave, com mel e açúcar. “Também é importante usar cremes, que atuam nos radicais livres, promovendo a hidratação e a manutenção na barreira da pele”, acrescenta.

Anote aí outros cuidados imprescindíveis para evitar o envelhecimento da pele: lavar o rosto, no mínimo, duas vezes por dia – para evitar o acúmulo de oleosidade, resíduos de maquiagem e poluição; usar sabonete e demaquilante adequados ao seu tipo de pele; usar protetor solar diariamente e ingerir água para manter os tecidos hidratados.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!