Na chegada do verão, não é somente com os possíveis quilos extras e celulites que as mulheres se preocupam. Ao experimentar o bíquini novo, muitas se perguntam como disfarçar as estrias que aparecem principalmente na região dos quadris e bumbum.

As temidas marcas são linhas que se formam no corpo devido ao rompimento das fibras colágenas e elásticas da pele. Confira dicas para evitar ou tratar o aparecimento das cicatrizes pelo corpo.

como disfarçar as estrias istock getty images doutíssima
Não há como prevenir de fato o surgimento da estria na maioria das vezes. Foto: iStock, Getty Images

Como evitar as causas

Geralmente, as estrias se formam a partir do aumento de peso, crescimento rápido ou uso de medicamentos internos orais e de aplicação que estiram a pele até que ela se rompa. Ainda, o aumento excessivo dos músculos por exagero nos exercícios físicos, colocação de expansores sob a pele ou próteses podem ocasionar a estria.

De acordo com a médica Ediléia Bagatin, professora adjunta do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, não há como prevenir de fato o surgimento da cicatriz na maioria das vezes.

Entretanto, a exceção são os casos em que a mulher já apresentou estrias, ainda que discretas, na adolescência, tem história de estrias em familiares – nesses casos, não engordar muito, particularmente na gravidez, podem ajudar.

Além disso, a profissional alerta que é preciso evitar o uso de corticóides tópicos, como cremes, pomadas ou sistêmicos via oral ou injetável por longos períodos, sem indicação médica.

Como disfarçar as estrias: tratamentos e truques

Segundo a dermatologista Ediléia, não existem tratamentos caseiros que funcionem de fato nas cicatrizes. As áreas com maior incidência de marcas são as regiões glúteas, coxas, mamas, mas também podem aparecer nas costas em adolescentes que apresentam crescimento acentuado e rápido.

Os tratamentos indicados pela profissional abrangem uso de hidratantes, cremes com ácido retinóico em altas concentrações, microagulhamento, peelings químicos, microdermabrasão, luz intensa pulsada, e laser, que geralmente necessita estar associado a outros processos clínicos.

 

A dermatologista afirma que o tratamento das estrias é sempre difícil e precisa ser prolongado. É importante saber que nem sempre desaparecem completamente.

Se você quer saber como disfarçar as estrias com outros truques, experimente usar os auto-bronzeadores, produtos que conseguem dar um tom dourado na área da pele que normalmente não bronzeia.

 

 

Procure fazer um teste, aplicando de três a quatro dias para obter uma cor uniforme. Depois, apenas faça a manutenção das aplicações uma vez na semana para não desbotar. Peles já bronzeadas irão recepcionar bem o truque, pois a coloração dos produtos pode combinar bastante com o tom de pele.

Para as mulheres mais brancas, o ideal é não exagerar na aplicação ou concentrar somente em uma região. Prefira auto-bronzeadores mais suaves, pois bronzeiam lentamente e seus efeitos podem ser revertidos caso não goste do resultado.

Além disso, é possível usar maquiagem para cobrir as marquinhas. Basta aplicar um pouco de hidratante ou bronzeador com filtro, misturando com um pouco de base na cor da sua pele ou um tom abaixo. Se for se molhar, prefira produtos à prova d’água.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 


DEIXE UMA RESPOSTA