O leite de cabra é muito popular na França e na Itália para a produção de queijos. No Brasil, seu consumo é ainda pequeno em comparação ao de vaca.

Apesar da popularidade baixa, o leite de cabra tem várias vantagens em relação ao mesmo produto vindo de outros animais. Desde a sua produção até o conteúdo nutritivo, seus benefícios parecem ser maiores do que os concorrentes.

leite-de-cabra-doutissima-istock-getty-images
Leite de cabra apresenta algumas vantagens em relação ao de vaca, segundo estudos. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do leite de cabra

Conheça a seguir pelo menos nove pontos positivos do leite de cabra:

 

1. Todos os leites de origem animal são ricos em cálcio e com o de cabra não é diferente. A quantidade desse mineral na composição do alimento vindo desse animal é muito similar ao do leite de vaca.

 

2. A criação de cabras gera menos impacto ambiental. Com o espaço recomendado para a criação de uma vaca saudável pode-se ter até seis cabras.

 

3. O leite de cabra tem uma composição muito similar ao leite humano produzido pelas mulheres logo após o parto. Assim, a eficiência na absorção dos nutrientes é maior se comparado ao consumo de outros leites de origem animal.

 

4. Em outra comparação com o leite de vaca, o de cabra contém mais nutrientes. Ou seja, ele pode ser consumido em menor quantidade para que se obtenha os mesmos benefícios do que o outro produto.

 

5. Um copo do leite produzido pelas cabras tem cerca de 40% da necessidade diária de cálcio de uma pessoa adulta. Esse mineral é importante para o controle da pressão alta.

 

6. O leite de cabra contém selênio, um mineral raro na natureza. Esse nutriente, encontrado também em algumas oleaginosas, é muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico.

 

7. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Granada, na Espanha, descobriu que a desmineralização dos ossos causada pela anemia é tratada muito mais rapidamente e de forma mais eficiente com o consumo de leite de cabra do que com o mesmo produto de origem de vacas.

 

8. O leite de vaca, consumido em larga escala no mundo todo, tem um grande potencial inflamatório pela presença de algumas proteínas específicas da sua composição. O produto vindo da cabra tem maior conteúdo proteico e é uma boa substituição para quem tem alergias.

 

9. Apesar da quantidade maior de gordura, o leite de cabra tem moléculas menores, tornando sua digestão muito mais fácil no organismo humano.

Consumo do leite de cabra

O leite de cabra é uma das soluções mais recomendadas para crianças alérgicas ao leite da vaca, além das versões vegetais como o de soja. Mas eles também pode causar desconforto intestinal e outras reações típicas de alergia. Caso ele não seja bem aceito pelos pequenos, o seu consumo deve ser interrompido e uma avaliação de saúde é necessária.

De qualquer forma, crianças menores de um ano não devem consumir leite de cabra. Para os adultos, a ingestão deve ser moderada, já que seus nutrientes contribuem com a saúde, mas podem ser encontrados em outros alimentos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 


DEIXE UMA RESPOSTA