Hoje é comemorado o Dia Mundial do Rim. A data é uma forma de chamar a atenção para os cuidados que o órgão exige e conscientizar a população a prevenir as doenças que o afetam. Neste ano, a campanha tem como tema a prevenção da doença renal na infância.
Ela mostra a importância de começar a cuidar da saúde dos rins ainda quando criança. O principal objetivo é o estímulo à adoção de hábitos saudáveis, que são fundamentais para evitar problemas renais.
Dia Mundial do Rim lembra da importância do órgão
Os rins estão entre os órgãos mais importantes do corpo humano. Eles controlam o volume de água do organismo, filtram o sangue para retirar as impurezas e produzem hormônios, ajudando no controle da pressão arterial, na renovação das células do sangue e na absorção dos nutrientes dos alimentos ingeridos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de dez milhões de pessoas têm alguma disfunção renal no Brasil. Com o intuito de diminuir esses números, a entidade coordena uma série de ações no Dia Mundial do Rim, buscando divulgar informações importantes sobre as doenças renais e as formas de prevenção
Nesse ano, o tema do Dia Mundial do Rim é a Prevenção da doença renal começa na infância, com o foco de alertar a população para a adoção de hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida.
Para isso, foram criados materiais informativos e educativos, como camisetas, adesivos, cartazes e folhetos, distribuídos e divulgados em todo o Brasil. Além disso, estão programados mais de 500 eventos relacionados com a data.
As informações priorizadas são os fatores de risco para a doença renal crônica e os cuidados com a saúde dos órgãos. A campanha do Dia Mundial do Rim busca incentivar e facilitar a educação, a detecção precoce dos problemas e um estilo de vida mais saudável para crianças e adultos, combatendo o aumento de doenças evitáveis nos rins.
Cuidados com os rins na infância
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, apesar de ser rara, a doença renal crônica em crianças pode causar consequências graves para o crescimento e desenvolvimento saudável na infância. Com diagnóstico na maioria das vezes tardio e incompleto, o tratamento dessa condição é difícil, caro e trabalhoso.
Os principais cuidados recomendados pela SBN para prevenir problemas renais são beber bastante água, fazer o exame de creatinina periodicamente, controlar problemas como diabetes e hipertensão e diminuir o consumo de sal.
Um dos problemas nos rins mais comuns na infância é a Síndrome Nefrótica, um conjunto de várias doenças renais caracterizadas pela perda de proteínas em excesso por meio da urina, diminuindo o nível da substância no sangue.
Nas crianças, geralmente ocorre de forma idiopática, ou seja, por causa desconhecida. O diagnóstico pode ser feito por exames laboratoriais que medem as proteínas séricas, proteinúria 24 horas e o perfil lipídico.
As crianças menores, principalmente com até 2 anos, também fazem parte do grupo de risco de infecções urinárias. Para evitar o problema é indicado fazer xixi sempre que tiver vontade e não ficar segurando a urina prolongadamente, além de beber bastante.
E você, cuida bem dos seus rins? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!