Beleza > Estética > Slider Home

Como hidratar a pele no inverno com as melhores dicas

Por Redação Fortíssima 14/06/2016

O fato de que o sol é menos presente no inverno não é desculpa para se descuidar. Com a mudança das estações, é normal quem surjam dúvidas sobre como hidratar a pele. O mais importante é evitar o ressecamento e manter o aspecto saudável e jovial na derme o ano inteiro.

Para ajudar você nessa missão, Natalia Couto da Silva, professora da área de beleza do Senac Novo Hamburgo, compartilha algumas dicas de ouro. Já é possível adiantar que beber água, apostar no uso do protetor solar e nos cremes de hidratação profunda são algumas das medidas essenciais.

Aprenda como hidratar a pele no frio

Manter a beleza da pele em alta nos dias de inverno é uma questão de hábito. Ao inserir algumas práticas no seu dia a dia, você ajuda a evitar problemas no futuro. E o melhor, são cuidados simples – mas muito eficientes.

  1. Água

“O principal cuidado que devemos manter é a ingestão frequente de água. Ela, mais do que os produtos de beleza, está em primeiro lugar para mantermos nosso corpo hidratado. Isso reflete também na nossa pele”, aponta Natalia. Principalmente porque, quando bem nutrida, ela fica com melhor elasticidade, o que também diminui as chances de escamações.

A farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos, também sustenta a importância de beber água. “O consumo de água e uso de hidratantes é, teoricamente, a chave para conquistar uma pele saudável”, diz. Mas só isso não basta. Os cuidados que você verá a seguir são igualmente importantes.

  1. Proteção

Mesmo quando o céu está encoberto de nuvens, a proteção solar é fundamental. O filtro também é necessário para quem passa a maior parte do dia em ambientes fechados, com luz artificial.

“Nossa exposição diária a lâmpadas, telas de computadores e celulares é prejudicial para a pele”, destaca Natalia. Por isso, antes da maquiagem, certifique-se de aplicar um produto com fator de proteção de, no mínimo, 30.

  1. Cremes hidratantes

Por fim, mas não menos importante, o uso de cremes também deve fazer parte da rotina no inverno. Para quem almeja uma hidratação profunda, a dica é apostar nos produtos mais concentrados.

Já se a preferência é uma absorção mais rápida, as emulsões leitosas e livres de óleos configuram uma alternativa melhor. “Ambos os tipos de produtos hidratam por igual a pele, então fica a critério da pessoa escolher”, informa Natalia.

Como hidratar a pele

Cremes de hidratação profunda são úteis na estação. Foto: iStock, Getty Images

Cremes de hidratação profunda são aliados

A farmacêutica Mika Yamaguchi reforça que, para manter a pele hidratada, o consumo de água não é suficiente – é preciso apostar em produtos que ajudem a repor os sais minerais perdidos. Ela recomenda, portanto, apostar em ativos que combatam a ação do estresse e da fadiga, que ajudam a protegê-la de radicais livres e inflamações.

Ou seja, dê preferência aos cosméticos que apresentam uma associação de elementos dos sais minerais cobre, zinco, magnésio e manganês. “Eles podem devolver à pele os componentes perdidos durante períodos secos e de desidratação”, conclui a especialista.

E aí, gostou das dicas de como hidratar a pele? Deixe o seu comentário sobre o artigo!