Cirurgia Plástica

Otoplastia é a cirurgia que corrige orelhas de abano. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 27/08/2014

O termo otoplastia é utilizado para descrever a cirurgia plástica de correção das orelhas, podendo corresponder a várias técnicas com essa finalidade. De forma geral, se refere ao procedimento que corrige as orelhas proeminentes, também conhecidas como orelhas de abano.

No entanto, outros problemas podem ser corrigidos por meio da otoplastia, entre eles sequelas de traumas, ausência congênita das orelhas e orelhas constritas.

otoplastia

Cirurgia plástica de correção nas orelhas objetiva minimizar as deformidades. Foto: Shutterstock

Otoplastia é cirurgia reparadora e estética

As correções nas orelhas são realizadas para minimizar deformidades, bem como para tentar corrigir assimetrias de forma, tamanho e angulação no caso do abano, em orelhas mal formadas de nascença ou que sofreram deformidades após um traumatismo.

A otoplastia pode ser considerada como uma cirurgia reparadora quando tenta corrigir um defeito e, ao mesmo tempo, um procedimento estético, pensando na busca pela harmonia de forma, volume e posição da orelha em relação ao resto do rosto.

Correção da orelha de abano

Especificamente em relação ao problema das orelhas de abano, é importante entender que há desde o grau mais leve até o mais grave. No entanto, a indicação cirúrgica é baseada no tamanho do desconforto que o paciente apresenta.

Há pacientes com pequenas alterações e grande incômodo. Os graus são baseados na quantidade de alterações anatômicas presentes na orelha em questão. Por isso, é fundamental toda uma conversa prévia e um acompanhamento médico que pode começar na infância.

A otoplastia em crianças

A idade mínima para que se recorra ao procedimento da otoplastia fica entre os seis e os sete anos de idade. Isso levando em conta que é nessa faixa etária que ocorre a finalização do crescimento das orelhas, de modo que a cirurgia não irá interferir nesse processo. Ainda quanto ao fator incômodo, essa idade também coincide com o período escolar de alfabetização, quando a criança começa a se incomodar com as orelhas proeminentes.

Em crianças, dependendo do tipo de correção na orelha feita pela otoplastia e se houver maior inchaço, recomenda-se aguardar uma semana para voltar à escola, para evitar o risco de trauma nas orelhas recém-operadas.

Nos casos mais simples, pode-se retornar às aulas em três dias. Nos adultos, geralmente em dois dias a rotina é retomada. A atividade física deverá ser leve no início, evitando um trauma no local operado.

Resultados do procedimento

O resultado final do procedimento poderá ser observado após seis meses de cirurgia. Em termos de contraindicação, é de praxe que, para a realização de qualquer cirurgia plástica, é necessário que o paciente esteja no seu melhor estado geral, sem a presença de infecções de qualquer tipo.

Além disso, o tabagismo é uma contraindicação relativa nos procedimentos de otoplastia e por isso, o paciente é aconselhado a deixar de fumar por duas semanas antes e 30 dias após a cirurgia, devido ao risco de falha na cicatrização.

Fique de olho nas dicas

Para adultos que estão em dúvida sobre o procedimento, ou pais que buscam o melhor para o seu filho, algumas dicas podem ser importantes como:

– Cheque previamente a participação do médico escolhido na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Outras instituições não avaliam a formação e experiência do profissional desta área;

– Além disso certifique-se de que o hospital escolhido tenha acreditação para a realização de cirurgias de médio porte;

– Converse com alguém que já se operou com o mesmo médico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!