Cirurgia Plástica > Saúde

Ritidoplastia melhora os sinais do envelhecimento no rosto

Por Redação Fortíssima 08/02/2016

Está insatisfeita com aqueles sinais que se acumulam no rosto ao longo dos anos? Essas rugas indesejáveis são consequência comum do envelhecimento, mas podem ser melhoradas através de um procedimento cirúrgico chamado de ritidoplastia.

Também conhecido como lifting facial, ele é o terceiro mais realizado no Brasil – perde apenas para a cirurgia de aumento de mama e lipoaspiração. A técnica ajuda a atenuar as marcas do tempo, reposicionando o volume e a pele do rosto e removendo os excessos de gordura e flacidez.

Segundo o cirurgião plástico Henrique Lopes Arantes, o principal objetivo da cirurgia é promover um rejuvenescimento de forma natural e harmônica. “Ou seja, sem deixar sinais artificiais como olhos e bocas esticadas”, completa o especialistas, que também é membro Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

Para atingir o melhor resultado e uma aparência mais jovem, a ritidoplastia pode ser associada às cirurgias nas pálpebras, no nariz e  nas orelhas. Tudo depende do seu caso e o que espera como resultado.

Ritidoplastia: o procedimento

Caso você seja uma daquelas pessoas que morre de medo de cirurgias complicadas, pode ficar um pouco mais tranquila. A ritidoplastia é um procedimento com poucos riscos. Segundo Arantes, ela leva cerca de quatro horas e pode ser realizada com anestesia local e sedação ou geral.

Antes, no entanto, é necessário uma preparação, que inclui avaliação clínica, exames laboratoriais e estudo fotográfico. Feito isso, se estiver tudo certo, a cirurgia já pode ser marcada com o seu médico de confiança.

O período de internação para realizar o procedimento costuma ser de 24 horas. “O curativo é retirado ainda no primeiro dia, podendo ficar apenas uma bandagem mais leve sobre as cicatrizes residuais, após esse período”, completa o cirurgião plástico.

ritidoplastia-doutissima-iStock-getty-images

A ritidoplastia permite o rejuvenescimento facial. Foto: iStock, Getty Images

Pós-operatório e cuidados especiais

Se por um lado o procedimento cirúrgico não exige grandes preocupações, o pós-operatório pede atenção – e você deve seguir corretamente todas as recomendações do seu médico. Entre os cuidados mais comum estão:

  • Aplicar compressa de gaze embebida em água fria sobre os olhos ou conduta similar, cinco vezes ao dia, durante 60 minutos
  • Não molhar os curativos do couro cabeludo por 24 horas
  • Afastar-se, provisoriamente, de atividades que demandem grandes esforços

Após esse período, as atividades cotidianas são retomadas, assim como tratamentos de pele que complementam o rejuvenescimento facial e que auxiliam na manutenção do resultado da operação.

Na maioria dos casos, a evolução dessas cirurgias é indolor. Ocasionalmente, algum paciente pode reclamar de um pouco de incômodo, mas são exceções e ele costuma persistir por pouco tempo.

Os pontos das pálpebras são removidos após cinco dias. Já os de face, pescoço, couro cabeludo, entre sete e 14 dias. O resultado definitivo do procedimento é observado em torno de seis meses após a intervenção.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!