Saúde

Fazer musculação retarda avanço da esclerose múltipla, aponta estudo

Por Debora Stevaux 06/08/2018

Um estudo recente realizado pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, apontou que a atividade física, principalmente a musculação, é capaz de afetar positivamente o cérebro de pacientes que sofrem de esclerose múltipla. Segundo dados da Federação Internacional de Esclerose Múltipla, a doença cujos sintomas se refletem no sistema nervoso afeta cerca de 40 mil brasileiros.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Aarhus apontou que treinos de musculação afetam positivamente o cérebro de portadores de esclerose múltipla. (Foto: iStock)

Perda de visão, fraqueza, fadiga, comprometimento da coordenação motora estão na lista dos principais sinais. No entanto, eles variam de acordo com a seriedade do quadro e as características de cada um. Ao passo em que alguns não apresentam os sintomas, outros precisam conviver com sua manifestação crônica no decorrer da vida.

Apesar dos resultados benéficos que a prática de exercícios traz para o cérebro de pessoas que sofrem com essa condição serem palpáveis, a ciência ainda não foi capaz de descobrir como esse processo acontece. A ginástica ainda é capaz de melhorar características fundamentais como o equilíbrio e o tônus dos músculos.

https://fortissima.com.br/2015/08/30/esclerose-multipla-entenda-doenca-da-atriz-claudia-rodrigues-14705755/

No entanto, é importante que todo paciente consulte um profissional adequado e especializado nas implicações da condição degenerativa para desenvolver um treino personalizado de acordo com as limitações específicas de cada um. Por exemplo, se o paciente tem problema de visão ou de movimentação, alguns ajustes na rotina precisarão ser feitos.  

É importante que todo o tipo de decisão siga as recomendações do especialista que acompanha o paciente. A prática não pode interferir, em hipótese alguma, no tratamento que consiste no uso de medicamentos imunossupressores e fisioterapia para fortalecer o sistema imunológico e retardar as características progressivas da doença.

https://fortissima.com.br/2014/07/06/conheca-os-efeitos-da-esclerose-multipla-e-como-conviver-com-doenca-548232/

Confira abaixo algumas orientações para pessoas que possuem a doença e estão começando a praticar atividades físicas:

  1. Siga o seu próprio ritmo e comece aos poucos.
  2. Nada de praticar exercícios físicos debaixo do sol ou em lugares muito frios.
  3. Sempre leve consigo uma garrafinha d’água e mantenha-se hidratado antes, durante e após a prática.
  4. Se você for adepto da natação, prefira nadar em água morna. A temperatura deve ser de 26ºC a 30ºC.
  5. Tome cuidado para não se machucar, principalmente a cabeça.
  6. A atenção deve ser redobrada se você pratica algum tipo de luta como boxe, por exemplo.
  7. Para driblar a fadiga, prefira treinar de manhã, pois é normalmente o horário em que o corpo dispõe de mais energia.