Clínica Geral > Saúde > Slider Home

Marrom x branca: Entenda os dois tipos de gordura

Por Tatiana Barros 17/01/2017

O nosso organismo produz dois tipos de gordura: a marrom e a branca. E cada uma delas exerce uma função diferente no corpo. Entenda quais são e por que uma delas é mais benéfica para a saúde, enquanto a outra deve ter sua quantidade controlada.

Entenda os tipos de gordura presentes no organismo e suas funções. (Foto: Istock)

Entenda os tipos de gordura presentes no organismo e suas funções. (Foto: Istock)

Os dois tipos de gordura presentes no organismo

As diferenças entre a gordura branca e marrom:

Gordura branca

A gordura branca é aquela que surge quando há um consumo em excesso de alimentos e pouca queima com exercícios e acumula no corpo. O seu tamanho varia de acordo com a quantidade de triglicerídeos no organismo. Esse tipo de gordura pode envolver todo o corpo, infiltrando em diversas partes do músculo, em órgãos e quase toda região subcutânea.

Ela tem como função proteger o corpo quando sofre impactos, blindando os órgãos desse tipo de choque e possibilitando que os músculos funcionem de forma correta. Além disso, é um poderoso isolante térmico. No entanto, a gordura branca deve ser controlada, uma vez que não é saudável e pode ser responsável por causar doenças cardiovasculares, prejudicando a circulação.

Alguns alimentos podem ser aliados para a queima de gordura branca e assim auxiliar no emagrecimento. Um exemplo disso é o pimentão. Isso porque um estudo que foi realizado pela Universidade de Wyoming mostrou que a substância capsaicina estimula o metabolismo e ajuda o corpo a transformar a gordura branca em marrom. Outros alimentos que colaboram para essa queima são: iogurte grego, arroz castanho e melancia.

Gordura marrom

A gordura marrom é considerada boa, uma vez que exerce a função de produzir o calor para o corpo. Isso contribui para uma maior queima de calorias, estimulando a perda de peso. Esse tipo de gordura é mais presente em recém-nascidos e mamíferos que hibernam ou vivem em ambientes frios.

Em um homem adulto, a gordura marrom corresponde a cerca de 5% a 10% do tecido adiposo, estando presente principalmente na nuca, ombros, coluna vertebral, órgãos importantes e vasos sanguíneos. Quanto mais gordura marrom a pessoa possui, maior a facilidade para emagrecer ou manter o peso. Logo, pessoas obesas têm menos gordura marrom do que as magras. Pesquisas revelam ainda que homens possuem menos esse tipo de gordura do que as mulheres e idosos menos do que pessoas jovens.

A gordura marrom é ativada em dias frios, para que ela possa produzir calor e assim queimar a gordura branca. Por isso, praticar atividades físicas no frio é boa opção para quem deseja emagrecer. Além disso, consumir alimentos ricos em ômega 3 estimula essa gordura e também colabora a reduzir a branca.

Conhecer os tipos de gordura e suas funções ajudam a conhecer o seu próprio organismo e assim manter o seu corpo em bom funcionamento e mais saudável. Para outras dicas de saúde e nutrição, não deixe de acompanhar o nosso site!