Receitas > Remédios Caseiros > Saúde

Acabe com a dor de garganta com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 11/10/2014

A dor de garganta é um desconforto que se manifesta principalmente quando  pessoa engole ou fala. Essa irritação pode ter diversas origens, desde uma simples gripe ou resfriado até uma inflamação mais séria, como faringite ou amigdalite. É sempre recomendável procurar atendimento médico para que seja feito o diagnóstico correto. Quando o caso não é grave, há uma série de receitas caseiras que podem combater a dor.

dor-de-garganta

Uma dor de garganta fraca pode ser facilmente curada em casa. iStock, Getty Images

Gengibre é ótimo contra a dor de garganta

Uma da receitas mais tradicionais é o chá de gengibre, um ótimo bactericida que ajuda a diminuir a inflamação que causa o incômodo. E não é nada difícil tomar proveito dessa eficiência, já que o chá de gengibre é muito simples de se preparar.

Pegue um centímetro da raiz do gengibre e uma xícara de água, coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por alguns minutos. Deixe tapado e repousando por 10 minutos, coe e beba logo em seguida. O chá deve ser ingerido três vezes por dia, o que aliviará os sintomas.

Faça gargarejos com limão

Outro alimento que é ótimo para combater a dor de garganta é o limão. Fazer gargarejos com um remédio caseiro a base da fruta ajuda a purificar a garganta e fortalecem o sistema imunológico do indivíduo. Essa é outra receita muito simples, cujos ingredientes são facilmente encontráveis em qualquer cozinha. Separe um litro de água, uma cebola média, meia colher de orégano e três limões

Ferva a água e misture a cebola e o orégano. Deixe ferver por sete minutos e desligue o fogo. Coe a infusão e, em seguida, junte o suco de três limões. Para aliviar o desconforto, faça gargarejos com este chá duas vezes por dia.

Alho para enfrentar a dor de garganta

O alho é um ótimo antibiótico natural e, por isso, também é um importante aliado na hora de acabar com a dor de garganta. Você pode simplesmente comer um dente de alho cru, mas isso pode não ser muito agradável. Nesse caso, a alternativa é preparar uma água aromatizada. Para o seu preparo, além de um dente de alho, separe 100 ml de água, deixe o alho de molho nela por cerca de seis horas e depois beba.

Um olhar mais atento para a despensa pode revelar a existência de outra opção para acabar com o incômodo na garganta. O tomilho, iguaria usada para temperar inúmeras receitas, é um antisséptico natural que pode ser a base de outro remédio caseiro contra a dor de garganta. Basta acrescentar uma colher de sopa de tomilho seco a uma xícara de água quente, preparando um chá. Coe bem e, quando estiver morno, faça gargarejos.

Sucos de frutas cítricas são eficientes e saborosos

Quem gosta de frutas pode unir o útil ao agradável. O suco de frutas cítricas comoo abacaxi, limã, laranja, acerola e tangerina, são excelentes remédios caseiros para tratar a dor de garganta. Além de serem, também, muito saborosos. O suco pode ser tomado de três a quatro vezes ao dia, com o cuidado para evitar exageros.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!