Dança

Inspirada no bumba-meu-boi, aeroboi ganha espaço nas academias

Por Redação Doutíssima 06/07/2015

Muitos ritmos e estilos de dança têm invadido as academias. Inspirada no bumba-meu-boi, uma nova modalidade chamada de aeroboi vem fazendo sucesso entre os amantes do fitness. No Amazonas, o bumba-meu-boi é uma festa famosa e animada, onde milhares de pessoas se reúnem para dançar o boi.

 

Que a dança é capaz de ser um ótimo exercício aeróbico é um fato indiscutível. Porém, fazer uma aula com o seu ritmo favorito pode ser um estímulo ainda maior para queimar todas as calorias que você deseja. Por isso, as academias amazonenses estão oferecendo uma aula divertida e cheia de benefícios para a saúde.

 

bumba-meu-boi

Danças estão em alta nas academias e ajudam a queimar calorias de forma divertida. Foto: iStock, Getty Images

Não se sabe ao certo onde surgiu a modalidade, mas desde os anos 90 essa dança folclórica adaptada para as academias vem ganhando mais admiradores. Além disso, é uma tendência mundial unir o fitness com os mais diversos estilos músicas.

 

Tanto é assim que, nos dias atuais, as práticas favoritas nas academias são aquelas que envolvem a dança, como a zumba e o ballet fitness. Portanto, nada mais natural que os amazonenses unissem o amor pelo bumba-meu-boi ao exercício físico e criassem uma modalidade única.

A tradição do bumba-meu-boi

O bumba-meu-boi é um dos traços culturais marcantes da região Norte. Esse estilo de dança surgiu no século XVIII e era uma expressão crítica à situação social de negros e índios.

 

A tradição é conhecida de diferentes formas em todo o país. No Rio Grande do Norte, Maranhão e Alagoas é chamado de bumba-meu-boi. Em estados da região Norte, como Pará e Amazonas, é conhecido como boi-bumbá.

Em território amazonense, aliás, é onde ocorre o Festival Folclórico de Parintins, maior espetáculo de ópera a céu aberto da América Latina e maior de folclore dedicado à cultura do boi-bumbá no mundo.

 

Prática inspirada no bumba-meu-boi

Instrutores de aeroboi indicam que é possível queimar de 600 a mil calorias em apenas uma hora de aula. Eles sugerem que o exercício também define, aumenta a resistência do corpo, sendo um importante aliado de quem procura emagrecer e entrar em forma. Possui todos os benefícios de uma atividade aeróbica intensa relacionada à dança.

 

De acordo com um estudo no The New England Journal of Medicine, a dança pode aumentar sua memória e reduzir o risco de demência relacionada ao envelhecimento. A ciência revela ainda que o exercício aeróbico é capaz de inverter a perda de volume no hipocampo, parte do cérebro que controla a memória.

 

Caso você esteja se sentindo tenso ou estressado, uma aula ao ritmo do bumba-meu-boi pode aliviar esses sintomas. Em um estudo controlado no Journal of Applied Gerontology, os pesquisadores descobriram que a dança consegue ajudar a trazer alívio do estresse.

 

Além disso, outro estudo publicado no Journal of Physiological Antropologia descobriu concluiu que a dança é tão útil para perder peso e aumentar a potência aeróbica quanto o ciclismo e a corrida.

 

Participar de uma aula de dança em grupo, como o aeroboi, é o cenário perfeito para fazer novos amigos. Ser socialmente engajado pode levar a aumento da felicidade, redução do estresse e um sistema imunológico mais forte.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!