Gestante

Exames da Gestante: o que fazer no 1º trimestre

Por Redação Doutíssima 13/08/2013

Durante a gestação, é importantíssimo fazer um acompanhamento médico regular para controlar a saúde da mamãe e do bebê, o chamado pré-natal. Nós preparamos uma série de três publicações sobre o que fazer em cada trimestre da gestação. Veja a seguir quais são os procedimentos essenciais a fazer no primeiro trimestre depois de confirmada a gravidez.

gravidez-primeiro-trimestre

Neste período, os exames são voltados à saúde da gestante. Os exames mais recomendados nesta fase são:

  • 4 exames de sangue

HEMOGRAMA COMPLETO

Um hemograma completo serve para fornecer informações sobre a concentração de hemoglobina, plaquetas e leucócitos no sangue. Durante a gravidez, ocorre um aumento do volume sanguíneo em circulação, desencadeando então a chamada anemia dilucional na gestante. Este quadro não é preocupante, porém deve ser acompanhado pelo médico para que a anemia não se agrave.

Se o resultado do exame apresentar um valor de hemoglobina inferior a 11g/dL, o médico indicará suplementos e medicamentos para controlar este quadro.

GLICEMIA DE JEJUM

Este tipo de exame é utilizado para idenficar a presença se açúcar no sangue. Para que o açúcar seja bem aproveitado pelo organismo, a produção de insulina é necessária. O problema é que durante a gravidez, a gestante deve produzir insulina por ela e pelo bebê, então a produção pode ser insuficiente, resultando no que chamamos de diabetes gestacional. Além disso, as mudanças hormonais sofridas durante a gravidez, podem ser grandes agravadoras do quadro, pois muitas vezes tornam o organismo resistente à insulina.

O tratamento é feito com base em uma dieta controlada. Se o quadro não for resolvido, existe o risco de uma grande dose de açúcar chegar ao bebê, o que faz com que o bebê tenha um crescimento exagerado, dificultando o parto. Isto também pode aumentar as chances de icterícia, hipoglicemia e problemas respiratórios após o nascimento.

TIPAGEM SANGUÍNEA

Este exame serve para descobrir o tipo sanguíneo da gestante, informação importante caso algum procedimento cirúrgico seja necessário e também o fator rh da mãe. Se a gestante apresentar rh negativo e o pai for positivo, a criança possui 50% de chance de ser rh positivo também. Se for o caso, isto pode fazer com que a mãe comece a produzir anticorpos contra as hemácias fetais nas próximas gestações.

SOROLOGIA

A sorologia é capaz de idenficar se a mãe possui doenças como HIV, sífilis, rubéola, toxoplasmose, hepatites, entre outros. Quanto mais cedo forem descobertas, mais facilmente essas doenças podem ser tratadas, diminuindo os riscos, tanto para a mãe, quanto para o bebê.

Se detectada a presença de sífilis na gestante, o tratamento será feito com penicilina. Em caso de rubéola, não há tratamento, mas deve ser feito um acompanhamento para ver se não haverá má formação do feto. A toxoplasmose é tratada com antibióticos. Se o feto não foi infectado, isto evita a contaminação, mas se foi infectado, evita que a doença se agrave.

 

  • Coleta de urina

A coleta de urina em laboratório serve para descobrir a presença de infecções. Se forem detectados quadros que podem gerar uma infecção, como por exemplo, diabetes e má-formação do sistema urinário, é importante que o exame seja feito periodicamente.

Em caso de infecção urinária confirmada, o médico recomendará um tratamento com antibióticos.

 

  • Parasitológico de fezes

A coleta de fezes pode ser feita em casa e levada ao laboratório e serve para identificar a presença de parasitas ou protozoários responsáveis por provocar a anemia gestacional.

Medicamentos que combatem microorganismos podem ser receitados se for diagnosticada a presença de anomalias nas fezes.

 

  • Colpocitologia Oncológica

Conhecido como Papanicolau, a colpocitologia oncológica serve para evitar o câncer do colo do útero. Este exame deve ser feito por todas as mulheres, pelo menos uma vez por ano.

Caso seja identificado o câncer, o tratamento e a conduta sobre o seguimento da gravidez pode ser diferente de acordo com cada médico.

 

  • Ultrassonografia

A primeira ultrassonografia é normalmente endovaginal, é feita entre seis e oito semanas de gestação e serve para verificar a localização da gravidez, o número de embriões, a idade gestacional e os batimentos cardíacos do feto.

 

 

Fonte: Mulher Uol