Gestante

Conheça os primeiros cuidados na gravidez e insira bons hábitos na rotina

Por Redação Doutíssima 18/11/2014

Nas primeiras semanas da gestação, a mulher começa a sentir grandes mudanças no corpo. Isso acontece porque a produção dos hormônios é alterada radicalmente para preparar a chegada do bebê.

Os seios são os que requerem os primeiros cuidados na gravidez, já que as mamas podem duplicar de tamanho logo nos três primeiros meses.

primeiros-cuidados-na-gravidez

Manter hábitos saudáveis contribui com uma gravidez tranquila. Foto: iStock, Getty Images

Primeiros cuidados na gravidez envolvem seios e pele

Para conseguir produzir até 450ml de leite por dia, eles podem sofrer com inchaço e dor devido à proliferação dos dutos mamários. Por isso, é importante utilizar hidratantes com bastante frequência seguindo orientações médicas.

A pele também sofre uma mudança visível. Em algumas mulheres, a aparência pode ficar brilhante e vistosa. Isso é reflexo das mudanças hormonais, que acabam deixando a mulher com o aspecto “radiante”. Entretanto, algumas podem apresentar um aumento da oleosidade, que acaba ocasionando a acne.

Algumas manchas também são comuns porque o estrogênio (hormônio que intensifica sua produção no período da gestação) estimula a melanina, que é responsável por tonalizar a pele. Por isso, um dos primeiros cuidados na gravidez é hidratar a pele e utilizar protetor solar sempre que for ficar exposta ao sol.

Os cabelos também costumam crescer mais durante a gestação, já que os hormônios femininos estimulam seu desenvolvimento. É por isso que eles ficam mais brilhantes e longos. Porém, é temporário, porque durante a amamentação, enquanto os hormônios voltam ao normal, eles podem até sofrer com um pouco de queda.

Por haver uma mudança na curvatura do olho durante a gestação, a visão também muda durante a gravidez. Algumas grávidas podem ter que alterar o grau de seus óculos e até mesmo reajustar as lentes de contato.

Manter a concentração nos primeiros cuidados na gravidez

Uma dificuldade das grávidas é manter a concentração. Outra vez devido aos hormônios, que estão agindo para proteger a mãe e o bebê, as mulheres gestantes tendem a ficar mais irritadas e prestar mais atenção a tudo que a cerca, perdendo o foco no que faz com facilidade.

Conversar com o obstetra, tirando dúvidas e pedindo sugestões para entender as mudanças e se adaptar a elas, é também um dos primeiros cuidados na gravidez que ajudam a tornar a futura mãe mais calma e segura.

Alterações também acontecem nos sistemas ósseo e muscular no início da gestação. Nesse caso, um dos primeiros cuidados na gravidez é não usar salto alto ou praticar exercícios muito radicais, já que o equilíbrio é comprometido devido às articulações que ficam mais maleáveis.

O corpo se adapta para a saída do bebê, reorganizando alguns ossos e músculos, por isso a gestante tem maior predisposição à entorse, o que exige atenção na hora de caminhar – principalmente em pisos irregulares.

Devido ao rápido desenvolvimento do útero e às mudanças no organismo, as mulheres ficam mais sensíveis no início da gestação. Os enjoos costumam ser recorrentes, seja por causa dos cheiros ou gostos aos quais são expostas.

Um dos primeiros cuidados na gravidez, nesse caso, é evitar comer quando estiver enjoada, porque isso pode provocar o vômito. Vomitar, além do desconforto, provoca a perda de minerais e líquidos do corpo, o que pode prejudicar o desenvolvimento do bebê. Comer pequenas porções em intervalos regulares é a melhor opção.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!