Gestante

Saiba como organizar o quarto para a chegada do bebê

Por Redação Doutíssima 16/11/2015

Quando o bebê nasce é natural que você esteja ansiosa para levá-lo para casa, afinal foram meses de espera por esse momento. Mas antes é preciso se certificar que tudo está pronto para a chegada desse novo membro da família. Aprender a como organizar o quarto é o primeiro passo para garantir que tudo esteja seguro e bastante funcional.

 

Compartilhar o quarto ou não?

Uma das primeiras dúvidas das novas mamães é onde colocar o recém-nascido. Quarto específico? Berço no quarto do casal? Colocá-lo para dormir na cama com os papais? Trata-se de uma escolha particular, mas que deve levar em conta a rotina da família porque o recém-nascido precisa de tranquilidade para se desenvolver.

como-organizar-o-quarto-doutissima-istock-getty-images

É preciso criar um ambiente seguro e organizado para o quarto do bebê. Foto: iStock, Getty Images

 

Algumas outras questões também devem ser levadas em conta. Por exemplo, um recente estudo sugere que a partilha da cama é de maior risco para bebês de até 4 meses. Os resultados foram publicados na revista Pediatrics e se basearam em dados coletados a partir de 24 estados americanos entre 2004 e 2012.

 

Uma alternativa é colocar o berço ao lado da cama dos papais nos primeiros dias, permitindo que eles dividam os cuidados nessas primeiras noites. Depois, o ideal é organizar um quarto específico para o recém-nascido, dando-lhe a oportunidade para ter um sono tranquilo e duradouro.

 

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Development and Behavior Pediatrics, quanto mais tempo a criança compartilha a mesma cama dos pais para dormir, maiores são as chances de sofrer com perturbações de sono. Foram analisados nesse levantamento 56 mil casos e compartilhamento de cama foi considerado quando as crianças dormiam mais da metade da noite ao lado de seus pais.

 

Como organizar o quarto do bebê

Tenha em mente que projetar o quarto dos sonhos não se trata apenas de escolher um tema ou as cores da pintura. É preciso criar um ambiente seguro e organizado para o bebê, facilitando os cuidados do dia a dia. Confira algumas dicas de como fazê-lo:

 

– Berço

 

Atualmente os berços devem ter selo de qualidade do Inmetro. Quando você o visualizar, significa que o produto é profundo o suficiente para ser seguro e que as barras têm a distância correta e são feitas de material resistente. Nem pense em adquirir um que não tenha esse certificado.

 

– Posição do berço

 

Pense em colocá-lo longe de locais que tenham muita incidência de luz – seja solar, seja artificial. Além disso, se o quarto tiver ar-condicionado considere uma posição em que o ar não atinja diretamente o recém-nascido. Por fim, não o coloque perto de janelas, enfeites de parede ou mobílias que podem ser usadas para sair do berço – lembre-se que um dia seu pequeno irá crescer.

 

– Colchão

 

Escolha um de boa qualidade e que tenha ao menos 10 cm de profundidade. Certifique-se ainda que ele se encaixa perfeitamente ao berço, sem espaços nas laterais.

 

– Cortinas

 

Mantenha os cordões curtos e fora do alcance do pequeno. Do contrário há sério risco de estrangulamento.

 

– Móveis

 

Os roupeiros e as estantes devem estar bem montados e fixados para que não ofereçam riscos de queda sobre o berço. Procure manter os móveis sempre em parede oposta à do berço.

 

– Funcionalidade

 

Os itens para trocar fraldas e produtos de higiene devem ficar na primeira gaveta da cômoda. Assim você terá sempre tudo à mão e isso facilitará os cuidados do dia a dia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre como organizar o quarto do bebê? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!