Amamentação

Leite materno é insubstituível ao bebê! Conheça seus principais benefícios

Por Redação Doutíssima 24/07/2014

As vantagens do leite materno são inúmeras. É certamente a melhor fonte de nutrição para a formação do bebê. Quer saber quais são os benefícios desse alimento para a saúde do seu pequeno? Vamos lá!

Benefícios do leite materno para a saúde do bebê

O leite materno possui muitos componentes que ajudam a proteger o pequeno contra infecções e doenças. Além disso, seus elementos, como cálcio, ferro e proteínas, são digeridos mais facilmente do que em fórmulas industrializadas ou leite de vaca.

leite materno

O leite materno possui muitos componentes que ajudam a proteger o pequeno. Foto: Shutterstock

Ou seja, a nutrição ideal dos bebês é o leite materno. Ele tem uma mistura perfeita de vitaminas, proteínas e gordura – tudo o que o rebento precisa para crescer saudável.

Esse alimento contém anticorpos que ajudam o bebê a combater vírus e bactérias e reduz o risco de asma ou alergias. Além disso, os bebês que são amamentados exclusivamente nos primeiros seis meses de vida – sem chás, sem água, sem sucos, sem outros leites e sem qualquer outro tipo de alimento líquido ou sólido – têm menos infecções de ouvido, doenças respiratórias e crises de diarreia.

E o processo de amamentação também tem suas vantagens para a saúde da criança. A proximidade física e o contato visual com a mãe podem ajudar o bebê a se sentir mais seguro. Estudos indicam que bebês que receberam o leite materno até os seis meses têm menor probabilidade de sobrepeso e obesidade à medida que crescem.

Para a mãe, a amamentação também é uma boa ideia. Queima calorias extras, para que ela possa perder o peso da gravidez mais rápido, e libera oxitocina, hormônio que ajuda o retorno do útero ao seu tamanho natural e pode reduzir o sangramento uterino após o nascimento. A amamentação também diminui o risco de câncer de mama, câncer nos ovários e osteoporose.

Os nutrientes do leite materno

Proteína

O leite materno contém dois tipos de proteínas: soro do leite e caseína. Cerca de 60% ​​é soro de leite, enquanto que 40% é caseína. Essas proteínas têm grandes propriedades de proteção de infecção.

Gorduras

Também contém gorduras, que são essenciais para a saúde do bebê. Elas são necessárias para o desenvolvimento do cérebro, a absorção de vitaminas, e é uma fonte de calorias primária. Os ácidos graxos são necessários para o cérebro, a retina, e o desenvolvimento do sistema nervoso. Eles são depositados no cérebro durante o último trimestre da gravidez e também são encontrados no leite materno.

Vitaminas

As quantidades e os tipos de vitaminas no leite materno estão diretamente relacionadas com a ingestão de vitamina da mãe. Por isso que é essencial que ela mantenha uma alimentação adequada. As vitaminas lipossolúveis, incluindo as vitaminas A, D, E e K, são vitais para a saúde da criança. As vitaminas solúveis em água, tais como a vitamina C, riboflavina, niacina, ácido pantotênico e também são importantes.

Carboidratos

A lactose é o principal carboidrato encontrado nesse alimento. Ela é responsável por cerca de 40% do total das calorias fornecidas pelo leite materno. A lactose ajuda a diminuir a quantidade de bactérias patogênicas no estômago, o que melhora a absorção de cálcio, fósforo, e magnésio. Também promove o crescimento de bactérias saudáveis ​​no estômago.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!