Filhos

Mitos e verdades sobre o aleitamento materno

Por Redação Doutíssima 17/07/2013

jgyguigigugou

Amamentar é um momento único na vida da mãe e do bebê. É um período de descobertas e de estreitar laços entre mãe e filho. Mas será que temos conhecimento suficientes sobre este período? Conheça agora mitos e verdades sobre o aleitamento materno.

Leia mais: Bebês amamentados na primeira hora de vida têm menos chance de usar bicos artificiais

O aleitamento materno é momento maravilhoso onde podem surgir algumas dúvidas. Principalmente porque as mamães acabam aprendendo e recebendo informações de outras pessoas. Mas o que é verdade e o que é mito dentro destas informações? Confira abaixo!

hgyuruy

  • Próteses de silicone atrapalham o aleitamento materno – MITO. Muitas mulheres com próteses amamentam normalmente já que o silicone é colocado abaixo da glândula mamária. Desta forma, as próteses não interferem  na produção e qualidade do leite.
  • O leite pode ser congelado – VERDADE. Desde que sejam respeitados alguns cuidados no manuseio e armazenamento, o leite pode ser congelado preservando suas propriedades por 15 dias.
  • O tamanho dos seios interfere na produção de leite – MITO. O leite é produzido pela glândula mamária. O que dá forma aos seios é um tecido chamado adiposo. Este não interfere na produção do leite.
  • Mamadeiras e chupetas são um problema – MITO e VERDADE. Nos primeiros meses de vida, elas não são indicadas. É importante que o bebê seja alimentado apenas pelo leite materno nos seios da mãe, quando possível. A chupeta pode diminuir o número de mamadas do bebê.
  • Cerveja preta ajuda na produção de leite – MITO. Nem a cerveja preta, nem a canjica, nem outro alimento específico estimulam a produção de leite. O que estimula a produção de leite é a saúde da mãe (corpo hidratado e descansado).
  • Estresse interfere na produção de leite – MITO. Novamente, o leite é produzido pela glândula mamária. O estresse pode interferir na descida do leite, mas ele não faz o leite secar.
  • A alimentação da mãe interfere no leite – VERDADE. É importante lembrar que a mãe passará nutrientes, a partir do leite, ao bebê. Por isso, é importante que ela tenha uma dieta a mais variada (e saudável) possível.
  • A qualidade do leite varia de mulher para mulher – MITO. Todas as mulheres saudáveis podem produzir leite de qualidade para seu filho.

Leia mais: Amamentação: garantia de saúde

A informação é uma grande aliada na hora de amamentar nossos bebês. Por isso, não alimente mitos, alimente apenas o seu bebê!

Fonte: abc.med, Bebê.com.br