Cada um de nós, todos os dias, é direta ou indiretamente influenciado por celebridades. Eles têm um impacto sutil, mas poderoso, sobre as decisões que tomamos em relação à nossas compras, e, acredite ou não, à nossa saúde. Há um crescente interesse em analisar se a influência de celebridades de fato tem um resultado positivo ou negativo sobre a saúde e o comportamento. Um estudo recente publicado no The Journal of Pediatrics analisou mais de 180 crianças e notou que essas crianças muitas vezes comeram mais batatas fritas depois de olhar para propagandas de TV com uma figura de esportes de destaque na Inglaterra.
A influência desta celebridade parece ter mais impacto em seu comportamento do que as crianças que assistiram os comerciais de brinquedos e nozes. Não há dúvida que franquias como McDonalds e Burger King têm reconhecido o valor do uso de brinquedos e outras ofertas para influenciar as decisões das crianças. Além disso, é reconhecido que muitos fabricantes de refrigerantes também tem utilizado celebridades com acordos de endosso (substanciais) para estender a influência da sua marca para crianças.
A pesquisa é consistente e afirma que as crianças são mais propensas a escolher os alimentos endossados por celebridades, mesmo quando os alimentos são saudáveis. Enquanto estudos anteriores mostraram que crianças eram mais propensas a escolher uma opção de alimento saudável se tivesse uma recompensa, ainda é preocupante quando se olha para o número de alimentos não saudáveis que ainda são anunciados.
Recentemente, Beyoncé foi assinou um contrato para receber 50 milhões de dólares para uma propaganda da Pepsi. Enquanto a Pepsi fez um esforço agressivo para comercializar bebidas com baixas calorias, bem como tamanhos menores, o impacto destas campanhas poderosas está dirigindo claramente as crianças no sentido de tomar decisões não saudáveis.
Enquanto não se pode culpar propagandas de alimentos como uma causa direta da obesidade infantil e outros problemas de saúde, há uma crescente preocupação com a magnitude de dólares que são gastos para comercializar alimentos não saudáveis, o que pode ser potencialmente mais apropriado para resolver a crise mundial de saúde.
A razão pela qual vemos tantas celebridades em propaganda é que cada um de nós tenta formar uma relação pessoal correspondente à pessoa que queremos ser. Tentamos imitar seu estilo de vida, ou, em alguns casos, estamos apenas atraídos por elas e por isso compramos os produtos associados a eles.
Os consumidores estão, de fato, ficando mais espertos, e enquanto as celebridades têm “mágica”, as decisões que tomamos sobre as compras não são apenas com base no valor de quem está vendendo. O Facebook descobriu, apenas com base em quando curtimos algo, que um monte de informações sobre nossas preferências proporciona significativo potencial para comerciantes e anunciantes. Enquanto muitas celebridades usam as mídias sociais como um meio de fazer propaganda, muitos deles não conseguiram aproveitar verdadeiramente o valor de seus seguidores como um trunfo.
Como um exemplo: Suponha que uma celebridade como Beyonce tem 20 milhões de seguidores no Twitter (na verdade, ela tem cerca de 7,7 milhões de seguidores). Apesar de sua imagem em um anúncio de TV ser poderoso, há pouca informação disponível sobre as pessoas que visualizaram este anúncio, e o que ele faz para influenciar o comportamento. Curiosamente, não há muito mais dados potencialmente disponíveis, analisando os seguidores de Beyoncé no Twitter, e olhando para as palavras-chave sobre suas respostas aos seus tweets.
Por que isso é importante? Gente pode ter um tremendo impacto positivo em influenciar o comportamento humano. Se as mídias sociais e os dados são utilizados da maneira correta, em conjunto com a marca de uma celebridade, isso pode ser uma combinação forte para realmente gerar resultados positivos na área da saúde – e ainda proporcionar retornos saudáveis para empresas e celebridades. A influência da celebridade é um grande veículo para a mudança, mas é hora de criar uma abordagem responsável para alavancar o seu verdadeiro valor.
Adaptado de Fox News