Sem categoria

Como conversar sobre alcoolismo com adolescentes

Por Redação Doutíssima 09/12/2013

jovem-bebado

Os adolescentes não anunciam a seus pais “Bebi uma adega inteira de vinho” ou “Fumei um baseado”. A experimentação de drogas, álcool e cigarros é feita com os amigos, em segredo. Os pais nunca sabem com certeza se seus filhos adolescentes estão bebendo, usando drogas ou fumando, mas certamente podem começar um diálogo aberto para transmitir as informações de que as crianças precisam para tomar decisões com segurança. Aqui estão 10 sugestões para incluir em suas conversas sobre alcoolismo.

 

Descubra o que seu filho sabe sobre alcoolismo

Muitos adolescentes acreditam que não podem falar com seus pais sobre alcoolismo ou drogas porque os pais imediatamente “entrariam em pânico” ou “começariam a repreendê-los”. Os adolescentes são curiosos sobre coisas de adultos e a única maneira de descobrir o que o seu filho sabe é manter a mente aberta e deixar que os adolescentes falem sobre suas preocupações e ideias à medida que elas vão surgindo. Você não apenas descobrirá o que eles estão pensando e fazendo como também poderá dar sua opinião.

 

“Me ligue”: É importante que ele conte com você

Seus filhos precisam saber que podem ligar para você não importa o que aconteça. Diga e repita sempre: “Vocês podem ligar para mim, não importa o que aconteça”. Deixe-os saber que se eles beberem ou se os amigos deles beberem e não for seguro dirigir, eles poderão ligar para você e você irá buscá-los. Lembre-os disso com frequência.

 

Volte sempre a esse assunto

A orientação a respeito do alcoolismo não começa e termina com uma conversa. É preciso falar sobre drogas e álcool muitas vezes para poder explorar todos os aspectos. Durante as discussões, ouça o ponto de vista de seu filho adolescente. Ao dizer o que pensa, procure não usar repreendê-lo. Eis algumas perguntas que você pode fazer para si e para seu filho adolescente: É correto permitir que um adolescente beba? O que você pensa de um pai que dá álcool ou drogas para o filho adolescente? Você acha que o álcool é um bom meio para relaxar? Quanto é beber demais? Qual é a sua opinião sobre beber e dirigir? O que você faz quando seus amigos bebem demais?

Jovens-bebendo-hg-20100810

 

Admita a possibilidade de ter um problema de alcoolismo

Ao admitir a possibilidade de que seu filho adolescente esteja bebendo você pode adotar medidas preventivas realistas. Embora não possa ter certeza absoluta do que os adolescentes estão fazendo, você pode ficar alerta sobre o que está acontecendo no círculo social deles. Ao prestar atenção nas pistas que está obtendo e perguntar ao seu filho o que ele pensa, descobrirá como ele toma suas decisões. Desse modo, você pode lidar com o problema antes que a experimentação se transforme em uso habitual ou vício.

 

Encontre o equilíbrio entre ser completamente ingênuo(a) e imaginar o pior

Você até pode decretar que seu filho adolescente nunca beberá, mas existe a possibilidade de que ele venha a experimentar o álcool. Você quer que ele saiba quais são as suas expectativas, e ele precisa refletir sobre essas questões para poder fazer uma escolha sensata. Algumas perguntas a fazer ao seu adolescente: O que você faz quando está em uma festa e todos os seus amigos estão bebendo? Quando você bebe, se é que bebe, é para ficar bêbado, alegre, para relaxar ou para ser sociável? O que você acha que é beber socialmente?

 

Cuidado com as mensagens dúbias

Os adolescentes recebem inumeráveis mensagens dúbias sobre o alcoolismo. Eles não precisam receber mensagens dúbias de seus pais também. Eles odeiam ver os pais bêbados ou usando drogas. Se você chega do trabalho e diz “Eu realmente preciso de um drink”, está transmitindo a mensagem de que beber é a maneira de lidar com o estresse e os problemas.

alcoolismo

 

Dê um bom exemplo

Os pais são modelos importantes para seus filhos. Estudos indicam que quando um pai bebe, os filhos têm maior probabilidade de vir a beber. Beba com moderação e não fale a seus filhos sobre o seu hábito de beber de modo a transmitir a ideia de que o consumo de bebida alcoólica é engraçado ou glamoroso. Quando estiver recebendo visitas de adultos, tenha à mão bebidas não alcoólicas e bastante comida.

 

Incentive a amizade e procure conhecer os amigos de seus filhos

Os amigos deles bebem? Fale diretamente com seu filho adolescente sobre as qualidades que realmente contam em um amigo, tais como confiabilidade e bondade, e não popularidade ou uma postura “moderna”. Inclua os amigos em passeios e em discussões sobre esses tópicos.

 

Proporcione atividades excitantes

Uma das razões por que as crianças bebem é para espantar o tédio. Incentive os adolescentes a participar de atividades interessantes e excitantes.

 

Discuta técnicas de recusa

Ajude seu filho adolescente a encontrar algumas desculpas para não beber ou usar drogas. Diga-lhe que é OK nunca beber. Adolescentes que têm coragem de ir contra a norma e de fazer o que sabem ser o melhor para eles são admiráveis. Oh, sim, e enquanto explica isso, mencione também este fato: recusar é sinal de que você já tem de tudo.