O bolo de reis é uma receita cercada de histórias. Ele simboliza os presentes oferecidos pelos Reis Magos ao menino Jesus no dia de seu nascimento: o ouro, a mirra e o incenso. Isso sem falar no aroma e nas cores, que tornam a delícia ainda mais especial.
Ele é feito com frutas cristalizadas e frutos secos, como amêndoas, nozes e pinhões. A tradição da receita começou na corte dos reis da França, no tempo de Luís XIV, para a celebração das festas de Ano Novo e do Dia de Reis. A Confeitaria Nacional de Lisboa foi a responsável por disseminar a iguaria em Portugal.
Bolo de reis: uma receita histórica
Além de saboroso, o tradicional bolo de reis também contém, em seu interior, uma fava e um brinde. Assim, alguém sempre é contemplado com uma fatia premiada. A lenda diz que foi um padeiro quem criou a fava, para definir qual dos três Reis Magos entregaria os presentes ao menino Jesus, depois de avistar a Estrela de Belém.
A ideia era simples: aquele que retirasse a fatia com a fava seria o sortudo que poderia entregar as lembranças. É claro que, em suas variações, o bolo também pode ser consumido sem esse elemento na massa. Mas, nas famílias que seguem a tradição, quem tira a fatia com a fava é quem deve oferecer a receita aos convidados no ano seguinte.
A fava e o brinde nada mais são do que simbologias. Eles podem ser substituídos por objetos metálicos, de porcelana ou até mesmo por joias. A ideia, naturalmente, é apenas adicionar um símbolo das festas de fim de ano à comemoração em família. Mas a receita também pode ser feita durante o ano inteiro.
Sem considerar o açúcar, a receita do bolo de reis traz ingredientes que podem ser muito benéficos à saúde. As oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas são fontes de gorduras boas, que protegem o coração e possuem efeito anti-inflamatório no organismo. Se consumidas com moderação, elas são sempre bem-vindas.
As frutas cristalizadas, também presentes na receita, apresentam mais uma série de vantagens para a manutenção da saúde. Elas são boas aliadas na prevenção de doenças cardiovasculares, pois ajudam a manter as artérias limpas, fortes e em bom estado, evitando problemas circulatórios.
Bolo de reis sem açúcar
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a história e os ingredientes do bolo de reis, que tal investir em uma receita deliciosa e saudável para a família? Veja, abaixo, as instruções para o preparo da delícia, em uma versão leve e sem açúcar:
Ingredientes
1/4 xícara de chá de uva passa branca
1/2 xícara de chá de damasco seco picado
1/4 xícara de chá de ameixa seca sem caroço picada
1/2 xícara de chá de castanha-do-pará picada
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de aveia em flocos finos
1 ovo
1/2 colher de sopa de fermento químico
1 colher de sopa de cacau (opcional)
1 colher de chá de canela
1/4 xícara de chá de óleo
125 gramas de frutose
1/2 unidade de raspas de laranja
1 xícara de chá de suco de laranja
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes secos em uma vasilha. Em outra, bata o ovo junto com o óleo, a frutose e as raspas de laranja até a mistura ficar areada. Acrescente o suco de laranja. Junte esse líquido aos ingredientes secos e misture bem até obter uma massa cremosa e homogênea.
Por fim, coloque a massa em uma forma retangular pequena, untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos. Espere esfriar, desenforme e corte como preferir.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!