Alimentação infantil

Bolo de laranja com casca é opção de lanche para a tarde

Por Redação Doutíssima 06/07/2015

Nada melhor do que um lanche gostoso para as crianças. Ainda mais quando se trata de um delicioso bolo de laranja com casca, que aproveita os nutrientes da fruta por inteiro. Confira todos os benefícios da fruta cítrica e aprenda uma receita para animar a tarde do seu filho.

 

Benefícios do bolo de laranja com casca

Geralmente dispensada em receitas de bolo, a casca da laranja pode, sim, ser usada como ingrediente. Ao optar por usar a fruta toda, você gera menos lixo e um maior aproveitamento do produto.

bolo de laranja com casca

A casca da laranja é rica em flavonoides e pode ser usada no preparo de bolos. Foto: iStock, Getty Images

Ingrediente principal do bolo de laranja com casca, a fruta também pode ser consumida fresca ou na preparação de sucos, saladas, doces, geleias e bolos, informa a nutricionista Denise Ruttke Dillenburg Osório, professora no curso de graduação de nutrição da Universidade Feevale e de  cursos profissionalizantes da Escola Profissional  da Fundação Universitária de Cardiologia.

A especialista lista os benefícios da laranja: “cada 100 gramas da fruta, fornece, em média, 50 calorias. Outros micronutrientes presentes são as vitaminas A, B e E, além dos minerais ferro, zinco, potássio, cálcio, magnésio e manganês”, afirma.

Ela ainda explica que para o melhor aproveitamento dos nutrientes, principalmente da vitamina C, o ideal é consumir a fruta na sua forma fresca. Como nem sempre é possível aproveitar o fruto dessa maneira, ele pode ser utilizado em receitas, como o bolo de laranja com casca.

Falando da casca, essa também tem seus próprios benefícios. Entre eles, a regularização do trato digestivo, em função da quantidade de flavonoides presentes. Essas substâncias são antioxidantes e anti-inflamatórias, melhorando o funcionamento do organismo.

A nutricionista alerta, apenas, ao cuidado antes de utilizar a casca da laranja. “É preciso realizar o procedimento de higienização correto”, ressalta.

Para limpar bem a fruta antes do consumo, lave em água corrente e, em seguida, deixe a fruta de molho em uma solução de hipocloreto de sódio ou água sanitária e água por 15 minutos. Após esse período, enxague bem a fruta em água corrente mais uma vez.

Além da receita de bolo de laranja com casca, a parte externa da fruta pode ser usada em chás e águas saborizadas.

bolo de laranja com casca

Receita do bolo de laranja com casca

Confira uma receita deliciosa de bolo de laranja feito com casca e aproveite para saboreá-la junto com seu filho.

Ingredientes:

– 1 laranja média

– ½ xícara de chá de óleo ou 1 colher de sopa de margarina sem sal

– 2 ovos

– 1 ½ xícara de chá de açúcar

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo

– 1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura

– 2 xícaras de chá de suco de laranja peneirado

– 1 colher de sopa de amido de amido

Modo de preparo:

Corte a laranja em pedaços, retirando a parte do miolo e as sementes. Bata no liquidificador a laranja, óleo ou margarina, ovos e o açúcar. Em uma vasilha à parte, misture a farinha de trigo e o fermento. Em seguida, adicione a mistura do liquidificador, mexendo com uma colher.

Leve o preparo do bolo de laranja com casca ao forno médio por mais ou menos 25 minutos – em forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo.

Para a cobertura, misture o suco de laranja com o amido de milho e leve ao fogo baixo, mexendo até ferver e engrossar levemente. Despeje sobre o bolo ainda quente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!