Você começa a praticar um esporte, ou mesmo num dia quente de verão, a dúvida é sempre a mesma: como me hidratar de maneira eficaz? O primeiro recurso costuma ser a água, mas tem aqueles famosos repositores isotônicos…. e a água de coco? Ah, quanta coisa para beber! Calma, nosso especialista explica!
A importância de beber água (Hidratação)
A água contribui para o bom funcionamento renal, pulmonar e sanguíneo, para regulação da temperatura corporal, desintoxicação do organismo.
Quanto e quando beber:
Simples: 30 ml x massa corporal (seu “peso”) por dia em mililitros ou 0,03 litros x massa corporal por dia em litros.
Considerar todo líquido ingerido no dia, descontando somente a bebida alcoólica. A água pode também estar presente nos alimentos, principalmente frutas e legumes. Gestantes, idosos, praticantes de atividade física, portadores de doença renal crônica, presença de febre entre outros fatores podem contribuir para uma ingestão de água diferente.
Repositor Hidroeletrolítico
Recomendado para: atletas, praticantes de exercício, dias muito quentes, suor excessivo, diarreia, desidratação entre outros.
Tem como objetivo: repor a água e os sais minerais perdidos pelo suor. Além disso, essas bebidas também chamadas de isotônicas tem um ph bem próximo ao do corpo humano aumentando a velocidade de absorção pelo organismo. A temperatura do isotônico também pode influenciar na absorção.
Composição: Carboidratos em quantidades variadas e presença obrigatória de sais minerais. Ex: Gatorade, sportdrink, guaraná natural, água de coco, powerade, taeq entre outros.
Repositor Energético
Recomendado para: atletas e praticantes de atividade física em exercício de longa duração.
Tem o objetivo de: repor parte da energia gasta, manutenção dos níveis de açúcar no sangue, evitar quebra da proteína muscular.
Composição: presença obrigatória de 90% de carboidratos, podendo conter vitaminas e minerais. Ex: Carboplex, carbo up, maltodextrina, dextrose, muitos suco podem exercer o papel de repositor.
Podem ser achados principalmente na forma de pó e gel, ambos deve ser ingeridos junto com água.
Ainda não leu?
7 maneiras de transformar sua alimentação
Leites em pó para bebés podem ter bactérias
Reduza o estresse no trânsito com sete dicas
8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor