Saúde Mental

Como ajudar seu filho a se adaptar na nova escola

Por Redação Doutíssima 27/05/2013

A33b--passagem-sinalizada-de-escolares

Já sabemos como adaptar-se em uma nova escola pode ser estressante para crianças e adolescentes. Para que ele não sofra tanto e a vida familiar não seja desestabilizada, você pode ajudar seus filhos nessa transição tão complicada, e para isso temos aqui algumas dicas de especialistas.

Antes das aulas começarem

Uma boa pedida é incluir seus filhos no processo. Deixe seus filhos participarem da orientação escolar e/ou organize um tour na escola.  Já deixe a criança familiarizada com o território. Certifique-se de que ela sabe onde ficam as salas, os banheiros, o refeitório, o auditório. Saber onde as coisas são deve aliviar alguns dos receios do seu filho.

Procure os lados positivos. Solicite o manual escolar ou vasculhe o site da escola para encontrar curiosidades, fotografias e listas de aulas interessantes, atividades extracurriculares e atividades esportivas.

Muita conversa. Se seu filho está preocupado em fazer novos amigos, perder o contato com os antigos, ou simplesmente encontrar sua sala no primeiro dia de aula, você pode ajudar.

As primeiras semanas

Primeiro, esteja preparado para o pior. Segundo, mantenha a sua rotina. Se as mudanças estão fazendo seu filho sofrer, deixe ele sabendo que em casa as coisas continuam firmes e iguais.

Encontre qualquer desculpa para socializar. Dê uma festa do pijama, convide alguém para brincar, pergunte se seu filho quer uma festa de aniversário antecipada. Socializar-se em seu próprio território é muitas vezes mais fácil para as crianças e socializar-se com um colega de cada vez pode ser menos intimidador.

Seja paciente, essa adaptação pode tomar tempo. Apenas se a criança ainda chora e reclama da falta de amigos depois de seis meses é que você deve começar a se preocupar. Nesse caso, converse com o professor e o conselheiro da escola.