Saúde Mental

5 dicas para não sofrer com hipocondria

Por Redação Doutíssima 04/12/2014

A hipocondria se caracteriza pelo medo excessivo de ter alguma doença, mesmo sem ser diagnosticada. Dessa forma, o hipocondríaco age com ansiedade, insegurança e impaciência, podendo se comportar de maneiras equivocadas.

 

Hipocondria leva à automedicação

 

Tomar medicação sem prescrição médica, achar que qualquer sintoma pode ser sinal de alguma doença grave, e outras atitudes como essas podem indicar o transtorno do “medo de estar doente”.

hipocondria

Quadro de ansiedade e medo de ficar doente pode ser atenuado. Foto:iStock, Getty Images

Dicas para evitar a hipocondria

 

Há maneiras de evitar o quadro de ansiedade excessivas. Confira algumas dicas que podem lhe ajudar a amenizar este quadro de ansiedade e preocupação.

 

1. Ervas auxiliam na prevenção da hipocondria

 

Chás caseiros podem atenuar preocupações e relaxar pessoas que se tornam muito angustiadas em relação à saúde. Os potenciais tranquilizantes da camomila, da alfazema, da erva-cidreira e da melissa auxiliam a manter a calma e diminuir a ansiedade que os hipocondríacos costumam apresentar.

 

Além disso, essas ervas reduzem a tensão nervosa, já que possuem analgésicos naturais, que diminuem as dores mais comuns.

 

2. Consultas regulares ao médico tranquilizam

 

Em muitos casos, a hipocondria costuma resultar de baixa autoestima, carência afetiva ou depressão. Como não há uma prevenção específica para o problema, a consulta ao médico pode ajudar a entender os processos que geram transtornos e distinguir o medo de realmente ter alguma doença.

 

Os exames de rotina costumam apontar as mudanças que o organismo sofre periodicamente e tranquilizam o paciente. O profissional é sempre a pessoa mais indicada para conversar sobre qualquer problema. No entanto, não exagere. Os exames de rotina não precisam ser feitos diariamente. Quando excessivos, podem causar obsessão.

 

3. Psicoterapia pode ajudar a superar a hipocondria

 

Uma das formas mais eficientes de combater a hipocondria é fazendo um acompanhamento psicológico através das terapias cognitivo-comportamentais ou analíticas. Como a demanda do hipocondríaco geralmente é por atenção à sua saúde, podem não haver medicamentos específicos para seu tratamento.

 

Nesse caso, costuma-se recorrer ao antidepressivo, que só deve ser tomado seguindo um acompanhamento médico.

 

4. Não procure doenças

 

Pessoas com hipocondria costumam estar o tempo todo procurando sinais de doenças, informações sobre remédios e problemas de saúde. Jornais, revistas, televisão, tudo que envolve medicação é de interesse do hipocondríaco.

 

Evitar se preocupar sem necessidade, encontrando em si sintomas ou outros fatores que, muitas vezes, sequer existem é um meio de evitar a obsessão. Fique tranquilo consigo mesmo e só procure o médico quando desconfiar seriamente que existe algum problema de saúde. Os exames de rotina são necessários, mas no limite exigido pela sua própria saúde.

 

5. Medicação desnecessária induz à hipocondria

 

É comum que hipocondríacos tomem medicamentos sem prescrição médica. Isso acontece porque acreditam que estão com alguma doença e resolvem se automedicar. No entanto, essa atitude acaba agravando os quadros de hipocondria. O corpo pode responder às substâncias medicamentosas de alguma forma, o que faz surgirem novos sinais.

 

O hipocondríaco então, pode desencadear uma série de novas consultas médicas e a ingestão de novas substâncias para conter o novo quadro de possível doença que se apresentar. Remédios sem necessidade são dispensáveis tanto para pessoas saudáveis quanto aquelas que ainda não estão diagnosticadas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!