Saúde Mental

Confira 5 dicas para superar uma desilusão amorosa

Por Redação Doutíssima 20/06/2015

Você olha para a pessoa e acredita, ou quer acreditar, que encontrou a sua alma gêmea, o amor definitivo da sua vida. Até que você descobre que essa pessoa não está a fim de você, não a ama como você gostaria e pode até estar em outra. A desilusão se instala e parece que a vida acaba antes mesmo de começar. O que fazer diante disso?

 

Desilusão pode afetar a saúde

Enfrentar uma desilusão amorosa nem sempre é fácil. Cada pessoa tem uma maneira de lidar com o momento e com o vazio que fica após a frustração. O importante é saber como superar e seguir em frente.

desilusao

Manter a autoestima e seguir em frente podem ajudar a superar rejeição amorosa. Foto: iStock, Getty Images

Insistir na desilusão só vai fazer mal para uma pessoa: você. Além de estar com o emocional abalado, sua saúde também pode ficar comprometida. Um estudo realizado pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, constatou que o vazio sentimental pode reduzir a imunidade do organismo, aumentando as chances de a pessoa contrair alguma doença.

Ainda existem algumas pessoas que comem para superar a rejeição amorosa e acabam afetando a saúde do corpo. Em 2005, uma pesquisa conduzida pela Priory Group mostrou que mais de 60% dos jovens britânicos comem chocolate para superar desilusões amorosas.

Por isso, o melhor a se fazer – para o seu emocional e sua saúde -, por mais difícil que possa parecer, é encontrar uma maneira de esquecer a desilusão amorosa, seguir em frente e procurar, novamente, a felicidade.

Saiba como lidar com a desilusão em 5 passos

Como seguir em frente nem sempre é fácil, algumas dicas podem ajudar nesse processo.

1. Tenha autoestima

Não se sinta menor ou desvalorizada diante da rejeição, não é a decisão de outra pessoa que lhe tornará maior ou menor em relação ao mundo e às coisas que você considera importantes. A autoestima é a chave para manter tudo o mais em ordem.

2. Pense em seus relacionamentos

Entenda que não corresponder a um grande sentimento é algo que você também já pode ter feito. Pense em cada não que disse em sua trajetória amorosa e veja quantas pessoas legais você deixou para trás. Quem disse que você não é legal?

3. Respeite os outros

Aprenda a respeitar a vontade da outra pessoa. Entenda a escolha do outro quando ele não lhe inclui nos planos e abra espaço para que o outro exerça sua própria liberdade.

4. Entenda que a rejeição faz parte da vida

Tenha em mente que a rejeição é algo que faz parte da vida e que a desilusão não é algo que pode ser riscado da lista do que vai lhe acontecer.

5. Dê a volta por cima

A rejeição pode ser uma excelente arma para que você dê a volta por cima. Basta saber usá-la. Enxergue a rejeição como uma estrada para encontrar outra coisa logo adiante, como se algo fosse tirado do seu caminho para que encontre o que realmente lhe pertence. Sem obstáculos, o que é seu vai chegar mais facilmente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!