Medicina Alternativa > Qualidade de vida

Use a aromaterapia para diminuir o estresse

Por Redação Doutíssima 27/05/2013

images (8)

Uma boa arma para diminuir os males do estresse do cotidiano e ajudar a relaxar é a aromaterapia. A aromaterapia é muito indicada para quem precisa cuidar da saúde, mas não tem muito tempo para gastar. Apenas uma hora por semana já é suficiente para proporcionar bem-estar físico, mental e espiritual.

A aromaterapia usa óleos essenciais que podem ser combinados com banhos, massagens e escalda-pés, proporcionando o equilíbrio das emoções e o cuidado com a saúde e beleza do corpo.

aromaterapia2_300112163345671

Os óleos são extraídos de flores, como a lavanda, o gerânio, a rosa e o jasmim; de frutas, como o mandarim e o limão; de madeiras, como o sândalo e o cedro; e de ervas, como o alecrim e a menta.
Com exceção da lavanda e da rosa, os óleos da aromaterapia devem ser diluídos em óleo-base antes de serem passados sobre a pele. Já os cítricos, como o limão e laranja, devem ser evitados quando a pessoa for se expor ao sol, pois podem causar queimaduras e até manchas na pele.

Ao ser inalado, o aroma dos óleos chega ao cérebro onde passa a liberar substancias de efeito relaxante ou estimulante. O contato com a pele possibilita o estimulo do metabolismo, ativa a circulação sanguínea e fortalece o sistema imunológico. Além disso, a aromaterapia auxilia tratamentos psicológicos, já que, ao sentir um determinado odor a pessoa resgata histórias do passado.

Os óleos podem ainda ser misturados entre si para criar um aroma mais harmonioso. No entanto, para finalidades terapêuticas é recomendável a mistura de no máximo três óleos. Essa quantidade é ideal para que não se altere a estrutura molecular dos óleos que podem proporcionar uma ação bem diferente da esperada no organismo. Porém, é preferível que a mistura dos óleos seja na hora em que forem utilizados e em pequenas quantidades.

Para aproveitar melhor os segredos da aromaterapia, procure uma clínica ou loja especializada.

Fonte: Terra