[the_ad_group id="16403"]
Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para pele irritada

Por Redação Doutíssima 16/12/2014

O excesso no uso de produtos de higiene é conhecido como um dos principais agentes para a irritação da pele. Sabonete, na lavagem das mãos e corpo, shampoos, contato com produtos de limpeza cada vez mais potentes, diariamente são hábitos diretamente ligados à pele irritada. Além disso, a depilação constante com lâmina, cosméticos agressivos ou cera são outros fatores desencadeantes de lesões.

pele-irritada

Alfazema e chá de camomila são ótimos para aliviar a irritação na pele. Foto: iStock, Getty Images

Sintomas como secura, manchas vermelhas e coceira intensa são típicos da pele muito sensível, já que cada vez mais estamos alterando o manto lipídico da pele, ou seja, a sua camada protetora.

 

Mesmo pessoas que não costumam ter sensibilidade na pele podem desenvolver essa condição em determinados períodos em que ficam expostas a algo que o organismo rejeita, como depilação ou até a raspagem da barba.

 

Além de desenvolverem alergias diversas ao longo da vida. A reação da pele irritada acontece a um nível subcutâneo. Existem muitos medicamentos e cremes no mercado para a resolução do problema, mas duas potentes e tradicionais receitas caseiras podem ajudar e muito nestes casos.

 

A refrescante alfazema reserva várias propriedades medicinais e, além de bastante cheirosa, tem a capacidade de acalmar e relaxar a pele irritada. Ela é um agente natural que atua no combate à coceira, inclusive após as depilações, queimaduras de sol ou outras agressões.

 

Já o uso contínuo de chá de camomila tranquiliza as áreas afetadas e até mesmo previne o aparecimento de regiões ressecadas e mau higienizadas.

 

Água de alfazema contra a pele irritada

 

Acrescente 30 gotas de óleo essencial de alfazema a uma colher (sopa) de hamamélis destilada. Esses dois componentes são facilmente encontrados em farmácias de manipulação. Após misturar bem, dilua a fórmula em 250 ml de água mineral, acondicionando o líquido em um frasco vaporizador para facilitar a aplicação.

 

O ideal é manter a mistura sob refrigeração, assim, além de se beneficiar do efeito calmante dos agentes naturais, é possível refrescar a pele irritada com o líquido em baixa temperatura.

 

Chá de camomila ajuda a aliviar pele irritada

 

Em casos menos graves, o chá de camomila também é um excelente remédio caseiro para tratar a pele irritada. Há que sempre tenha o chá desta erva fresca na geladeira e faça uso até mesmo para higienizar o rosto ou borrifar todo o corpo nos dias mais quentes de verão. Calmante, sua ação é acelerada com o uso continuo.

 

Ferva 500 ml de água e adicione quatro colheres de sopa de camomila seca. Deixe a infusão ferver por mais três minutos. Mantenha o recipiente fechado até esfriar. Leve à geladeira em um recipiente de fácil uso, para que seja utilizado ao longo de uma semana, diariamente, para higienizar a pele com a ajuda de um pano ou algodão umidificado no chá. Aplique compressas na pele irritada por pelo menos 10 minutos.

 

Essa infusão renova e hidrata a pele com suas propriedades anti-inflamatórias, ricas em azuleno, proporcionando alívio imediato dos sintomas de irritação, vermelhidão e alergias, diminuindo a coceira, que pode provocar ainda mais lesões à pele irritada.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]