Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do cabelo de milho

Por Redação Doutíssima 19/12/2014

O milho é um dos alimentos mais populares do mundo, mas nem todo mundo conhece as grandes propriedades medicinais do cabelo de milho. Isso mesmo, aquela parte que normalmente jogamos fora é rica em várias substâncias que podem ser usadas para tratar diversos tipos de doenças.

 

Saiba mais sobre o cabelo de milho

 

O chá feito de cabelo de milho é cheio de vitaminas e nutrientes essenciais, como a vitamina B, ferro, zinco, cálcio, magnésio e fósforo. Ele também contém uma alta concentração de vitamina K, ajudando a controlar sangramentos.

 

erva-de-bicho

Erva de bicho é um eficaz remédio para curar as hemorroidas. Foto: iStock, Getty Images

Os flavonois, polifenois e fitoquímicos no chá dessa parte do milho oferecem benefícios adicionais, e suas propriedades antioxidantes combatem o câncer. Com uma grande variedade de diferentes minerais e vitaminas, essa se torna uma forma inusitada, porém eficiente, de reforçar a saúde.

Confira os principais benefícios do cabelo de milho

 

Vitaminas e minerais

Entre a lista dos elementos encontrados no cabelo de milho estão as vitaminas K, C e B e minerais como potássio, zinco e ferro, todos essenciais para nossa saúde. Além disso, ele possui muitos flavonois exclusivos e antioxidantes, que são importantes para desintoxicar e manter a boa saúde do seu corpo.

Ainda, os antioxidantes são bons para ajudar o corpo a combater os radicais livres, o que pode reduzir consideravelmente o risco de doenças perigosas, como o câncer.

Trato urinário

Esse ingrediente também é muito utilizado para o alívio de infecções urinárias. Isso ocorre porque o seu chá tem muitas propriedades diuréticas, o que ajuda o sistema a eliminar as toxinas indesejadas do trato urinário. Ele também ajuda a diminuir a inflamação, o que reduz a sensação de dor e outros sintomas associados, que são sentidos em qualquer tipo de infecção na bexiga e outros transtornos relacionados.

Pressão arterial

O cabelo de milho contém muitas vitaminas benéficas, taninos e antioxidantes que ajudam a controlar os seus níveis de pressão arterial. Embora mais estudos precisem ser realizados para entender exatamente como funciona esse chá, ele ainda é uma forma natural e segura controlar a pressão.

Pedra nos rins

O chá feito com os cabelos do milho também é um excelente remédio caseiro para as pessoas que constantemente lidam com pedras nos rins. Ele atua sobre o corpo de uma maneira semelhante a um diurético. Ao aumentar o fluxo de urina, ajuda a evitar que mais pedras se formem no corpo. Embora não se possa curar pedras nos rins já formadas, pode impedir o desenvolvimento de pedras nos rins no futuro.

Usos externos

Esse remédio possui vários usos externos também. Ele pode ser aplicado topicamente para ajudar a aliviar a dor relacionada a problemas de pele, como erupções cutâneas e furúnculos. Usá-lo desta maneira é uma boa forma de aproveitar as suas qualidades antibacterianas e antissépticas, a fim de ajudar a prevenir infecções nas áreas atingidas.

Aplique o chá de cabelo de milho sobre a área afetada para ajudar a aliviar a dor e coceira relacionadas com pequenos arranhões, picadas de insetos e pequenos cortes também.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!