Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da erva de bicho

Por Redação Doutíssima 19/12/2014

Você já ouviu falar na erva de bicho? Apesar do nome estranho, esta planta pode ser muito eficiente para tratar várias condições de saúde. Ela é muito comum no continente americano, e sempre cresce em pântanos e locais onde existem longas extensões de água. Talvez você conheça ela por acataia, cataia, capiçoba ou pimenta do brejo, mas as suas características são as mesmas: folhas verdes com listras vermelhas.

 

Saiba mais sobre a erva de bicho

 

A erva de bicho possui propriedades adstringentes, analgésicas, anti-inflamatórias, vermicidas, estimulantes, cicatrizantes e diuréticas. Por isso, é usada para muitos remédios caseiros, cumprindo as mais diversas funções. A mais importante delas é, com certeza, no tratamento de hemorroidas, no qual a planta inteira tem utilidade para fins medicinais, ou seja, tanto as folhas quanto a raiz e o caule.

erva-de-bicho

Erva de bicho é um eficaz remédio para curar as hemorroidas. Foto: iStock, Getty Images

A melhor forma de consumir este remédio caseiro é através do seu chá. Para isso, basta ferver um litro de água e duas colheres de sopa da erva. Deixe em infusão por 10 minutos e você terá um ótimo remédio caseiro.

 

Benefícios da erva de bicho para a saúde

 

Apesar de todas as partes da planta possuírem propriedades medicinais, o caule e as folhas são as partes mais utilizadas para fazer o chá de gosto apimentado. Com ele, é possível ter um tônico muito poderoso. Veja, abaixo, os principais benefícios à saúde que s. Com isso ela pode trazer vários benefícios para a saúde que as inúmeras propriedades dessa planta proporcionam.

Melhora a circulação sanguínea

A erva de bicho é uma planta que serve como um estimulante, fazendo muito bem para problemas de circulação sanguínea, o que melhora condições de reumatismo, varizes, queda capilar, dores musculares, entre outras. Também com a circulação do sangue adequada é possível estimular as artérias do coração e manter a sua boa saúde.

Faz bem para a mulher

Além de ser um ótimo afrodisíaco, a erva também pode atuar estimulando o fluxo menstrual e ser usada em casos de amenorreia, no qual existe a ausência da menstruação. Para fazer este tratamento, basta consumir o chá uma semana antes daquela na qual a menstruação está prevista.

Trata a pele

A erva de bicho possui propriedades que fazem muito bem para o tratamento de vários problemas de pele. Além de ser um ótimo adstringente, atua em uma melhor cicatrização e é anti-inflamatória.

Nesse caso em específico, você pode usar o chá internamente ou fazer compressas com a bebida. Basta utilizar um pano limpo ou uma gaze, molhar no chá e aplicar na área afetada. Em poucos dias este método caseiro auxilia a melhorar e muito a condição da sua pele.

Acabar com as hemorroidas

Um dos tratamentos em que a erva de bicho é mais usada é para hemorroidas. Suas propriedades conseguem ajudar na cicatrização e estancar qualquer sangramento. Para isso, basta beber o chá ou até mesmo utilizar uma pomada topicamente com esta planta. Fazer banhos de assento no chá também ajuda.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!