Especialidades

O que é o derrame (AVC)

Por Redação Doutíssima 03/07/2013

avc topo

O AVC (acidente vascular cerebral) é o responsável por cerca de 10% das mortes no mundo todo. Dependendo do local da lesão, ele pode provocar paralisias, problemas na fala, visão, memória, entre outros.

 

Sintomas

– Dor de cabeça súbita que aparece sem nenhuma razão aparente;

– Alterações motoras ou sensoriais em apenas um lado do corpo, como dormência em um dos braços, por exemplo;

– Visão dupla e vertigens são fortes indícios de que algo está errado no cérebro;

– Dificuldade em articular as palavras, formar frases;

– Desmaios.

 

Por que a boca entorta?

Durante um acidente vascular cerebral, podem ocorrem contrações involuntárias na face seguidas de paralisia. Este é o motivo pelo qual muitas pessoas ficam com a boca torta depois de terem sofrido um AVC.

 

O que fazer quando suspeitar de um AVC?

avc tipos

O atendimento médico imediato é fundamental para diminuir as chances de sequelas graves no paciente. Quanto menor o tempo de espera, maiores são as chances de sobrevivência e de um menor número de sequelas. Ligue imediatamente para o 192 e explique a situação para que os atendentes e paramédicos possam realizar os procedimentos adequados ao caso com mais facilidade e rapidez.

 

Caso não seja possível o resgate por meio de uma ambulância

Se você morar em um local afastado e de difícil acesso, onde o serviço médico demorará muito a chegar, leve a vítima no seu carro imediatamente ao hospital mais próximo, de preferência um que tenha um serviço de assistência neurológica. Deixe a vítima sentada ou deitada no banco de trás de forma mais confortável possível.

 

Medicação

avc remedio

Caso suspeite que uma vítima esteja sofrendo um acidente vascular cerebral, jamais administre qualquer medicamento. Isso pode agravar ainda mais o estado do paciente, além de piorar as dimensões do acidente. A automedicação é um procedimento perigoso e deve ser evitado em qualquer circunstância.

 

Fonte: Abril e Abril