Nutrição

Triglicérides: como eles afetam a sua saúde

Por Redação Doutíssima 18/07/2013

Se você é uma pessoa preocupada com a saúde do coração, provavelmente procura reduzir o colesterol e manter a pressão arterial sob controle, certo? Acontece que há outra medida importante a tomar: monitorar os níveis de triglicérides.

Triglicérides e sua saúde

Não sabe o que é isso? Trata-se de um tipo de gordura encontrada em seu sangue. Quando você come, o corpo converte todas as calorias que não precisa usar imediatamente em triglicérides. Eles são armazenados nas células de gordura e, mais tarde, os hormônios os liberam para dar a você energia entre as refeições.

Quem come mais calorias do que queima pode tê-los em níveis elevados. Normalmente, eles são confundidos com o colesterol, mas são tipos distintos de lipídios que circulam no sangue.

Os triglicerídeos, como também são conhecidos, armazenam calorias não utilizadas e fornecem energia ao corpo, enquanto o colesterol é usado para construir células e certos hormônios. Como não se dissolvem no sangue, circulam por toda corrente com ajuda de proteínas que transportam os lipídios (lipoproteínas).

Embora não esteja ainda claro como isso acontece, níveis altos de triglicérides contribuem para o endurecimento de artérias ou espessamento de suas paredes. A consequência é que há risco aumentado de acidente vascular cerebral (AVC), ataque cardíaco e doença cardíaca.

Frequentemente, os níveis elevados são sinal de outros problemas que aumentam risco de doença cardíaca e AVC, como obesidade e síndrome metabólica – esta última, um conjunto de condições que resulta em bastante gordura na cintura, pressão arterial elevada, nível aumentado de açúcar no sangue e teores anormais de colesterol.

Uma equipe liderada por pesquisadores do Instituto Broad, dos Estados Unidos, descobriu que os triglicérides desempenham papel causal na doença arterial coronariana, forma mais comum de doença cardíaca. Por isso, sugere-se que a redução dos níveis desse tipo de lipídio seja capaz de diminuir também o risco de problemas de coração.

triglicérides

Uma alimentação saudável ajuda a controlar a gordura no sangue. Foto: iStock, Getty Images

Qual a melhor maneira de reduzir os níveis?

Para manter bons níveis desse tipo de gordura em seu sangue, um estilo de vida saudável é fundamental. Veja o que você pode fazer:

  • Perder peso

Se você estiver com sobrepeso, procure perder alguns quilos para ajudar a diminuir os níveis de gordura no sangue.

  • Reduzir calorias

Lembre-se de que calorias extras são armazenadas como gordura. Reduzi-las irá diminuir os níveis desse tipo de lipídio.

  • Escolher gorduras saudáveis

Evite gordura saturada encontrada em carnes. Substitua-a pela gordura monoinsaturada encontrada em plantas e azeites, como o de amendoim e canola.

  • Limitar o álcool

O álcool é rico em calorias e açúcar. Mesmo pequenas quantidades podem aumentar os níveis de triglicerídeos.

  • Praticar exercício físico

Faça 30 minutos de atividade física todos os dias. O exercício regular é capaz de reduzir os triglicérides e aumentar o colesterol bom. Dê uma rápida caminhada diária, suba as escadas no trabalho ou experimente alguns abdominais e flexões enquanto assiste televisão.

E aí, o que você faz para normalizar o nível de triglicérides? Conte para a gente os seus truques! Ainda com dúvidas? Aproveite e confira o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!