Especialidades

Como a falta de sono pode estar atrapalhando sua vida

Por Redação Doutíssima 18/07/2013

O sono desempenha papel vital no pensamento e na aprendizagem. Quem tem dificuldade para dormir sabe que o impacto que a sua falta pode ter na rotina. Não bastasse o cansaço em horas inapropriadas, repousar pouco é capaz de afetar seu bom humor e aumentar o nível de estresse. Pesquisas mostram ainda que pode ter graves efeitos na saúde.

Importância de uma boa noite de sono

Dorme-se para restaurar substâncias químicas do cérebro e descansar o corpo. Alguns pesquisadores acreditam que o cérebro organiza e armazena memórias durante o sono. Com isso, a falta dele pode afetar seu funcionamento diurno, equilíbrio hormonal, apetite e sistema imunológico.

Tudo isso pode levar a sérios problemas de saúde, como ataque cardíaco, diabetes ou obesidade. Muitas vezes afetam humor e até mesmo a vida sexual. Além disso, estudos indicam que dormir pouco está associado a aumento da pressão arterial e colesterol, fatores de risco para doenças cardíacas e derrame.

Segundo uma pesquisa conduzida pela Fundação Nacional do Sono, até 26% das pessoas dizem que suas vidas sexuais tendem a sofrer porque elas estão muito cansadas. Há evidências que homens que sofrem com o problema têm níveis mais baixos de testosterona.

Uma noite mal dormida também está fortemente ligada ao ganho de peso. Pessoas com sono curto tendem a pesar significativamente mais do que aquelas que dormem o suficiente, segundo estudo publicado na revista Obesity.

Esse hábito ruim também afeta o açúcar no sangue e reduz a sensibilidade à insulina. De acordo com um estudo da Universidade de Chicago, dos Estados Unidos, homens saudáveis que restringiram o sono para quatro horas por seis noites consecutivas apresentaram sintomas de pré-diabetes.

sono

Uma boa noite de sono pode melhorar o seu humor. Foto: iStock, Getty Images

O segredo para dormir bem

Para ter uma boa noite e dormir bem, bastam alguns cuidados básicos. Quando isso não resolve, é importante buscar ajuda médica para avaliação dos sintomas. Confira algumas dicas para conseguir ter uma boa noite de sono:

  • Evite substâncias que interfiram no sono

 Álcool e nicotina são capazes de ter esse efeito, mas o principal inimigo é a cafeína. Trata-se de um estimulante que pode mantê-lo acordado além do recomendável. Por isso, durante evite ingerir líquidos que a contenham de quatro a seis horas antes de deitar-se.

  • Prepare o quarto

O ambiente conta bastante para uma boa noite de repouso. Há barulho na sala? Invista em protetores auriculares. Luminosidade externa? Compre uma cortina blackout. Tudo vale para criar condições que possibilitem uma noite de qualidade.

  • Estabeleça uma rotina pré-sono

Antes de deitar busque fazer atividades relaxantes. Tome um banho, leia um livro, assista um pouco de televisão. Evite tarefas estressantes ou estimulantes – trabalho ou discussões emocionais, por exemplo.

  • Não fique conferindo o relógio

Costuma ficar checando o relógio quando está tentando dormir? Corte esse hábito. Isso aumenta o estresse e torna mais difícil a tarefa de adormecer. Tente deixar o relógio longe de você.

  • Acordando no meio da noite

Esse é um problema que também atinge muita gente. Se você não conseguir dormir novamente na sequência, levante-se e faça uma atividade relaxante, como uma leitura ou ouça música. Quando você sentir que está quase caindo no sono novamente, retorne para a cama e durma.

E você, que dicas utiliza para melhorar a qualidade do sono? Deixe o seu comentário! Também tire suas dúvidas e conte suas experiências no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!