Especialidades

Aprenda a identificar os sintomas da tuberculose

Por Redação Doutíssima 24/03/2015

Você sabe identificar os sintomas da tuberculose? Se não, saiba que essa é uma informação que todos devem ter conhecimento. Integrante da relação de doenças que mais matam no mundo, a tuberculose é uma doença infecciosa que pode ocorrer em qualquer idade.

 

No dia 24 de março, é lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data é uma homenagem a Robert Koch – cientista que descobriu o bacilo causador da doença. Além disso, o dia tem o intuito de alertar e conscientizar a população sobre essa enfermidade que atinge tantas pessoas.

sintomas da tuberculose

Febre vespertina, cansaço e perda de peso podem ser sintomas de tuberculose. Foto: iStock, Getty Images

É importante saber que, quando uma pessoa inala as gotículas com os bacilos de Koch – expelidas por um infectado via tosse ou espirro -, aquelas que ficam depositadas na garganta e no nariz não representam perigo. O problema é quando elas atingem os alvéolos.

 

O infectado pode desenvolver a tuberculose em qualquer fase da vida, quando o sistema imunológico não mantém os bacilos sob controle. Por conta disso, é importante que os sintomas da tuberculose sejam identificados o mais cedo possível, para um diagnóstico precoce da doença.

 

Identificando os sintomas da tuberculose

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada ano, 70 mil pessoas são diagnosticadas com a doença e 4,6 mil dos casos acabam morrendo em decorrência dela.

A tuberculose pode se apresentar de várias formas e com sintomas gerais e específicos. A forma mais frequente é a tuberculose pulmonar, que ainda é a mais relevante para a saúde pública, uma vez que é a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.

A principal estratégia na luta contra a doença é a busca dos sintomas respiratórios para a detecção precoce da doença e seu combate. O tratamento é gratuito. O mais importante é identificar os sinais, diagnosticar a doença e seguir à risca o tratamento.

 

sintomas-da-tuberculose 

Sintomas da tuberculose em todas as formas

Todos os tipos de tuberculose têm sintomas comuns. Entre eles, a febre vespertina, que não costuma passar dos 38,5°C, o excesso de suor noturno, que chega a molhar o lençol, a perda de peso (com ou sem perda de apetite), lenta e progressiva, além de cansaço e mal-estar geral.

 

1. Sintomas da tuberculose pulmonar

A tuberculose que afeta os pulmões provoca ainda outros sintomas, como a tosse durante mais de três semanas, que começa seca, mas vai evoluindo para uma tosse com catarro e, às vezes, até sangue. Dor no peito, junto ao tórax e dificuldade em respirar, junto com produção de escarro esverdeado ou amarelado também podem ocorrer.

 

É importante lembrar que os sintomas da tuberculose pulmonar nem sempre são percebidos no início da doença. Às vezes, o paciente leva meses para perceber que tem algo errado. Por isso, é importante não deixar os sinais se agravarem e procurar o médico para descartar possibilidades.

 

2. Sintomas da tuberculose extrapulmonar

A tuberculose extrapulmonar pode chegar aos rins, bexiga, ossos, intestino e meninges, por exemplo. Além dos sintomas gerais, pode causar dor e inchaço no local onde o bacilo está alojado. Essa forma da doença não causa sintomas respiratórios.

 

3. Sintomas de tuberculose infantil

A tuberculose em crianças e adolescentes tem os mesmos sintomas dos adultos. O maior problema é diagnosticar a tuberculose, já que os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!