Especialidades

Você sabe identificar os sintomas de doença coronariana? Aprenda de uma vez por todas

Por Redação Doutíssima 21/04/2014

Uma doença coronariana é o resultado da formação de placas de aterosclerose, que são placas de tecido fibroso e colesterol, que crescem e se acumulam na parede dos vasos a ponto de dificultar ou mesmo de impedir a passagem do sangue.

O problema pode ser agravado por alguns fatores, como o fumo, a pressão alta, o colesterol sanguíneo elevado e a diabetes. Além disso, a doença coronariana é mais frequente à medida que envelhecemos. Ela também se manifesta mais tardiamente nas mulheres, em geral após a menopausa. Um histórico familiar de doença coronariana pode tornar a pessoa mais predisposta a este quadro.

doença coronariana


Dor provocada pela doença pode iniciar no peito e aparecer em áreas variadas. Foto: Shutterstock

Identifique os sintomas da doença coronariana

Os sintomas da doença coronariana estão geralmente relacionados à angina, que é uma sensação de dor em forma de aperto no peito, com duração de 10 a 20 minutos. O indivíduo pode apresentar ainda algum dos seguintes sinais e sintomas:

– Cansaço ao realizar pequenos esforços físicos;

– Sensação de falta de ar;

– Tontura;

– Suor frio;

– Náusea e/ou vômito.

Dor variada

A dor provocada pela doença coronariana pode aparecer em partes variadas do corpo, como no ombro esquerdo, no braço esquerdo, nas costas ou na região do estômago. A angina surge inicialmente quando o paciente realiza algum esforço. No entanto, conforme o avançar da doença coronariana e o agravamento do quadro, ela pode se manifestar até mesmo nos períodos de repouso.

A dor indica que a circulação sanguínea dentro dos vasos do coração do indivíduo não está adequada. É uma evidência de que há um problema ali. Prováveis placas de ateroma (gordura) no interior das artérias dificultam a passagem de sangue nos vasos que irrigam o músculo do coração.

O sangue é o responsável por levar oxigênio para o músculo cardíaco trabalhar. Caso ele não chegue em quantidade suficiente ao músculo – como ocorre no caso de doença coronariana – o oxigênio é transportado em quantidade pequena para a manutenção do trabalho cardíaco, o que acaba gerando a dor no peito.

Diagnóstico

Ao apresentar os sintomas, o indivíduo deve procurar uma unidade de emergência cardiológica para que seja feita uma avaliação e, se necessário, também alguns exames clínicos, como eletrocardiograma e coleta no sangue das enzimas cardíacas.

Se os sinais forem leves e surgirem apenas durante o esforço físico, e se o indivíduo não for fumante nem apresentar hipertensão, obesidade ou diabetes, é recomendado procurar um cardiologista. Será este especialista o responsável por avaliar o quadro de saúde do paciente e solicitar que sejam realizados exames como o teste ergométrico, a ecocardiografia e a cintilografia miocárdica, entre outros necessários para identificar se há alguma gravidade no caso.

Tratamento da doença coronariana

O tratamento para a doença coronariana varia de acordo com o grau de comprometimento cardíaco. Em alguns casos, é possível controlar os sintomas da patologia apenas adotando uma dieta mais rigorosa e realizando exercícios físicos.

Já outros pacientes podem precisar tomar medicamentos, além de controlar a pressão arterial, o diabetes e a obesidade. Em casos mais graves, o médico poderá indicar um cateterismo cardíaco e, se necessário, deverá realizar uma angioplastia ou uma cirurgia de revascularização do miocárdio.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Arritmia cardíaca tem cura, mas é preciso diagnosticar no início e começar logo o tratamento

Glossário: Arritimia Cardíaca

Entenda como funciona a polissonografia e quais doenças este exame pode detectar

Nutricionista explica de maneira prática, quais os 5 lanches saudáveis e práticos para o dia a dia

Renato Aragão: entenda o que causa o infarto agudo do miocárdio e como evitar

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Doutor explica o que acontece quando você lê seus exames laboratoriais