Provavelmente, você sabe da importância da vitamina C para gripes e resfriados. Mas saiba que estudos apontam o uso da vitamina C contra riscos cardiovasculares. Isso quer dizer que os benefícios dessa substância vão muito além do que você imaginava até o momento.
Uso de vitamina C contra riscos cardiovasculares?
Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutriton, e desenvolvida pela Universidade de Medicina Jonhs Hopkins, mostra a eficácia da Vitamina C contra riscos cardiovasculares. O motivo é que ela auxilia a baixar a pressão arterial e, dessa forma, protege o coração contra infartos e até derrames cerebrais.
O Dr. Peter R. Miller, principal autor da pesquisa diz que, para haver a redução da pressão, é necessária a ingestão cinco vezes mais alta que a recomendada em situações normais. Cerca de 500 mg por dia são suficientes para que se use a vitamina C contra riscos cardiovasculares com eficácia.
Um dos motivos pelo qual é viável o uso da vitamina C contra riscos cardiovasculares é o fato de ser uma substância diurética. Essa propriedade faz os rins eliminarem água e sódio, o que relaxa os vasos sanguíneos e, consequentemente, reduz a pressão arterial.
Vitamina C contra riscos cardiovasculares e benefícios
Mesmo antes de estudos, já se afirmava que a atuação da vitamina C contra riscos cardiovasculares era possível graças à polivalência de suas propriedades. Confira outros benefícios dessa substância para o organismo:
1. Combate o estresse
Quer ser mais feliz? Consuma vitamina C. Ela é fundamental na produção de hormônios como histamina, cortisol e norepinefrina, que melhoram o estresse. Assim como para a produção dos chamados hormônios da felicidade como serotonina, dopamina, adrenalina e noradrelina.
2. Afasta o risco de derrames
Que ela ajuda a baixar a pressão, disso já sabemos, mas a vitamina C também ajuda na produção de colágeno. Além de fazer bem para o rejuvenescimento da pele, ainda fortalece o sistema circulatório e evita as placas de gordura e coágulos que ficam nas veias e impedem a livre circulação de sangue.
3. Ajuda no emagrecimento
Quem ajuda as pessoas a perderem peso é a carnitina que, como em um passe de mágica, transforma gordura em energia. E a vitamina C é fator fundamental na produção dessa substância.
Não abuse da vitamina C
Com tantos benefícios, é normal que se queira ingerir vitamina C como se não houvesse amanhã.
Saiba que o excesso não é eliminado na urina, e o que não for utilizado pelo organismo pode trazer sérios problemas, como pedras nos rins. Para as mulheres, o excesso altera o ciclo menstrual, portanto, use com moderação.
Alimentos que possuem vitamina C
Para se beneficiar da vitamina C, não é preciso usar apenas suplementos. Aliás, esses nem devem ser usados sem indicação médica. Mas ela pode estar, natural e diariamente, nas suas refeições, de maneira saudável e equilibrada.
A vitamina C pode estar no agrião, couve, pimentão, pimenta, tomate, brócolis, goiaba, caju, laranja, morango, mamão, kiwi, pêssego e outros alimentos bastante comuns e com preços acessíveis.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!