Especialidades

Por que é importante reduzir pressão arterial?

Por Redação Doutíssima 25/12/2014

No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas têm a missão diária de reduzir pressão arterial, pois sofrem de hipertensão, ou pressão alta como é conhecida popularmente. Diferentemente do passado, quando apenas adultos e idosos estavam no grupo de risco, crianças e adolescentes também estão na lista de quem sofre da doença que pode ser fatal.

 

Entre os principais riscos que um hipertenso sofre está em ter um infarto do miocárdio ou ainda um acidente vascular cerebral (AVC). Traiçoeira, a hipertensão não dá sintomas no início, apenas quando está em fase avançada ou quando a pressão sobre exagerada e abruptamente.

 

 

reduzir pressão arterial

Pressão alta oferece risco de outras doenças e de morte. Foto: iStock, Getty Images

 

Dores de cabeça e no peito e tontura, principalmente, em fumantes e pessoas com sobrepeso podem ser indicativos de que é necessário tomar medidas para reduzir pressão arterial. A hipertensão arterial se caracteriza pela força feita pelo sangue ao passar pelas artérias no trajeto pelo corpo todo.

 

Quando o coração bombeia com mais força para impulsionar o sangue, as artérias são danificadas e o músculo cardíaco fica dilatado. Quando a força exercida é considerada normal isso não acontece. Uma pessoa é considera hipertensa quando, em repouso, a pressão arterial apresentar números igual ou superior a 140mmHg X 90mmHg, ou apenas, 14 x 9.

 

Reduzir pressão arterial: mudança de atitude

É frustrante saber que uma doença poderia ter sido evitada se não fossem os maus hábitos e, com isso, vem à tona um misto de sentimentos.

 

Não é diferente para um hipertenso que, por excesso de sal nos alimentos, hidratação inadequada e pouca, ou nenhuma, prática de exercícios físicos durante um período longo de tempo, teve a saúde das suas artérias prejudicadas.

 

Passado o momento do susto, é preciso repensar os hábitos e mudar a atitude diante, principalmente, dos alimentos e do sal. O apoio da família é vital nessa nova etapa da vida na busca constante por reduzir pressão arterial.

 

O tratamento vai depender do grau da hipertensão, mas geralmente é preciso fazer uso de medicação para o resto da vida.

 

Para reduzir pressão arterial elimine o sal

O sódio é o principal vilão do hipertenso. O ideal é preparar todas as refeições em casa, controlando a quantidade de sal e quando possível substituindo-o por temperos naturais. Evite alimentos enlatados e industrializados, pois eles têm alto teor de sódio.

 

Reduzir pressão arterial também significa diminuir o consumo de cafeína – a substância está presente no café, chás e refrigerantes. A cafeína funciona como um estimulante do sistema nervoso e acelera os batimentos cardíacos, aumentando a pressão arterial.

 

Usar remédios caseiros à base de plantas não descarta o uso de medicamentos convencionais, mas pode ajudar. Converse com seu médico e veja como chás de berinjela e espinha branca, ou vinagre de maçã e alho podem ajudar você a reduzir pressão arterial.

 

Sobrepeso, fumo e álcool são vilões em potencial para a saúde do hipertenso. Os três provocam o aumento da pressão arterial, por isso delete-os da sua vida e mude radicalmente o seus hábitos, se você quiser viver bem e com qualidade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!