Vitaminas

Vitamina C para o rosto: saiba os benefícios para a sua pele

Por Redação Doutíssima 30/05/2014

A vitamina C para o rosto atua de forma a ajudar a estimular a formação do colágeno, que é naturalmente produzido pela pele. Ela restitui a elasticidade, o frescor e a juventude da pele do rosto.

A vitamina C para o rosto também é bastante aplicada para cicatrizar feridas, para clarear manchas causadas pelo sol, acne ou sardas e também hidratar a pele na medida certa, sem deixá-la oleosa, entre outros benefícios. Os cremes com vitamina C podem ser utilizados em qualquer tipo de pele, mesmo que ela seja seca ou oleosa.

Vitamina C é bastante aplicada para clarear manchas causadas pelo sol no rosto. Foto: Shutterstock

Vitamina C é bastante aplicada para clarear manchas causadas pelo sol no rosto. Foto: Shutterstock

Quando manipulada para uso no rosto, a vitamina C é uma excelente opção, especialmente se comparada a outras formas de cosméticos, já que as farmácias de manipulação costumam usar quantidades maiores da vitamina no processo.

Como usar a vitamina C para o rosto

 

vitamina-c
Foto: Shutterstock

Saber como usar a vitamina C para o rosto é importante para aproveitar ao máximo os seus benefícios. É recomendado passar o creme com vitamina C no rosto apenas uma vez ao dia, especialmente após lavar o rosto com água e sabonete líquido, que é mais hidratante que o produto em barra.

vitamina-c-pele
Foto: iStock, Getty Images

As mulheres grávidas também podem utilizar os cremes com vitamina C para o rosto para clarear as manchas na pele que são comuns durante a gestão. No entanto, para estes casos, é importante saber que, como estas manchas são causadas por fatores hormonais, elas podem demorar mais tempo para desaparecer.

creme para o rosto
Foto: iStock, Getty Images

O creme de vitamina C para o rosto deve ser passado em todo o rosto, no pescoço e no colo, mas não se deve exagerar na quantidade. Usar o equivalente a um grão de ervilha já é o suficiente.

creme para o rosto
Foto: iStock, Getty Images

A melhor forma de passar o creme de vitamina C para o rosto é colocar uma pequena quantidade na ponta dos dedos e fazer várias pontinhas pelo local que deseja passar. Após, pode espalhar o produto.

manchas escuras no rosto
Foto: iStock, Getty Images

Alguns cremes são mais indicados para a noite, já que eles possuem uma maior concentração de vitamina C. Por outro lado, a maior parte dos cremes pode ser utilizada durante o dia ou mesmo à noite, sem que causem qualquer tipo de danos à pele.

frutas-citricas
Foto: iStock, Getty Images

A utilização da vitamina C para o rosto na forma de cosméticos se revela mais eficiente nos tratamentos de beleza do que quando consumida com alimentos ricos no nutriente. Ainda assim, o consumo de frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e abacaxi, também pode auxiliar no tratamento contra distúrbios de pele, ajudando a fortalecer as defesas do organismo.

 

 

 

Soluções caseiras

Há quem prefira a opção por cremes feito em casa, o que sempre é uma opção barata e que pode apresentar bons resultados. Para fazer uma máscara caseira de vitamina C para o rosto, você precisa de uma pastilha efervescente de vitamina C, uma gema de ovo e uma colher de mel.

Bata a gema de ovo e o mel, até obter uma mistura homogênea e depois misture com uma pastilha de vitamina C dissolvida em uma colher de água. Aplique no rosto com um pincel largo e deixe agir por 15 minutos, enxaguando na sequência com água morna.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!