Dica do Dermatologista > Qualidade de vida

Estresse pode causar acne: saiba mais

Por Redação Doutíssima 10/09/2013

Acne

Bastante comum na fase da adolescência, devido às alterações hormonais, não é difícil encontrar pessoas com mais de 25 anos de idade, principalmente mulheres, reclamando do aparecimento de acne mesmo sem as terem tido durante a adolescência. Estudos apontaram que os maiores causadores das erupções cutâneas, estão ligadas a fatores emocionais: Estresse pode causar acne!

Na verdade, o que ocorre é que quando o nível de estresse é muito alto, a produção de cortisol no organismo aumenta, estimulando os hormônios androgênios e acionando as glândulas sebáceas, que liberam óleos na pele, principais substâncias causadoras das espinhas e dos cravos.

As pesquisas ainda concluíram que um hormônio (liberador da corticotropina, ou CRH) associado ao estresse, que afeta a liberação de óleos na pele, pode ser uma causa potencial de problemas cutâneos. O hormônio envolvido na produção de acne através do estímulo das glândulas sebáceas é o androgênio, que é masculino, como a mulher tem pouco hormônio masculino, qualquer alteração pode estimular a glândula e provocar acne. Mulheres que apresentam ovário policístico ou alterações hormonais também são vítimas do agravamento desse processo na vida adulta.

Para cuidar da sua pele e evitar a acne, alguns cuidados são indicados.

  •  Tente controlar o estresse.
  •  Lave a pele com sabão neutro ao menos duas vezes por dia, mas evite esfregar, pois isso pode piorar o quadro.
  •  Evite tocar a pele e espremer as espinhas, pois isto faz com que o problema desapareça temporariamente, mas normalmente acarreta inchaço, irritação e cicatrizes vermelhas ou marrons.
  •  Principal responsável por ativar as glândulas sebáceas e promover o aparecimento de cravos e espinhas, o sol deve ser evitado por quem faz uso de medicações para acne. A exposição ao sol pode causar queimaduras e câncer de pele. Se você não tiver como fugir, aposte em um protetor solar com fator de proteção alto. Prefira os filtros solares que não possuem óleo na fórmula.

Fontes: Beleza Terra | Minha Vida