Dica do Dermatologista > Pele

Cuidados com a pele masculina ajudam a melhorar a aparência

Por Redação Doutíssima 26/05/2014

A pele masculina apresenta uma série de diferenças com relação à feminina. Por isso, para que sejam adotados os melhores cuidados com a pele masculina, é preciso entendê-la como mais espessa e oleosa, além de possui maior quantidade de pelos.

O que há de semelhante entre a pele do homem e da mulher são os tipos: normal, oleosa, seca, mista e sensível. Ainda assim,os cuidados com a pele masculina têm que considerar, obrigatoriamente, as diferenças existentes.

Pele masculina é mais espessa, oleosa e possui uma maior quantidade de pelos. Foto: Shutterstock

Pele masculina é mais espessa, oleosa e possui uma maior quantidade de pelos. Foto: Shutterstock

Uma das mais significativas diferenças e que se reflete nos cuidados com a pele masculina está na espessura dos pelos da face. Estimulados pelos hormônios androgênicos (masculinos), os fios são grossos e densos na região do bigode e da barba. Por esse motivo é que ocorrem eventualmente problemas com encravamento e também a foliculite (infecção local).

Cuidados com a pele masculina

Uma série de cuidados com a pele masculina devem ser adotados no dia a dia, a começar pela limpeza, que serve para eliminar o sebo e as gorduras, além do suor, que formam uma espécie de película de proteção. Esta emulsão é imprescindível para a lubrificação e a proteção da pele.

Uma pele saudável exige a sua limpeza diária, não só com água, mas também com sabonete específico para o rosto, tendo em sua composição substâncias que não irritem ou ressequem a pele. O ideal é que a limpeza seja feita pela manhã e à noite, até mesmo para a melhor penetração do filtro solar e no tratamento antienvelhecimento.

Entre os cuidados com a pele masculina, também é importante dar preferência a produtos que regulem a produção sebácea, como géis, leites ou loções de limpeza sem óleo. Devem ser evitados produtos com excesso de álcool, que aumenta a oleosidade. Já os homens com pele normal ou seca devem preferir leites ou loções de limpeza que ajudam a manter a aparência saudável da pele, sem ressecá-la.

Outra dica que independe do tipo de pele é manter-se sempre hidratado. Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele vai diminuindo e, por isso, é comum ver idosos com a pele ressecada.

Outro dos cuidados com a pele masculina é quanto ao hábito de fumar, que deve ser evitado ao máximo. Use diariamente o filtro solar, pois, além de prevenir queimaduras, você estará evitando o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Tipos de pele no homem

Para uma melhor escolha no quesito cuidados com a pele masculina, é importante compreender as características de cada tipo de pele. A pele normal, por exemplo, possui espessura mediana, secreção equilibrada, cor rosada, tônus e elasticidade uniformes, superfície lisa e aveludada, brilho normal e poros imperceptíveis.

Já a pele oleosa tem espessura aumentada e caracteriza-se pela produção excessiva de óleo, sendo mais suscetível à seborreia. É mais resistente e tolera melhor as agressões e envelhecendo mais lentamente;

Por sua vez, a pele seca apresenta pouca produção sebácea, podendo ser opaca, sem brilho e desidratada. De espessura bem fina, possui poros diminuídos e é pouco elástica, mostra rugas mais finas e mantém a tendência do envelhecimento precoce.

A pele mista ocorre quanto a zona central possui características de pele oleosa e, nas partes laterais, de pele seca. Por fim, a pele sensível (fina, seca, avermelhada e sensível) apresenta vasos dilatados e fica sensível e vermelha com maior facilidade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como fazer limpeza de rosto caseira

Acne: Saiba como lidar!

Estresse pode causar acne saiba mais

Sua dieta pode causar acne

Quais são os melhores exercícios para gravidez

Tratamento: como remover manchas de pele

Como cuidar da pele e controlar os desejos durante a gravidez?