Dica do Dermatologista

Higiene, cuidados ou vestuário? descubra as causas da pele seca

Por Redação Doutíssima 28/05/2014

Mais conhecida como pele seca, a xerose cutânea é uma queixa comum nos consultórios dermatológicos. Ela decorre de uma alteração na barreira protetora da pele, que é formada principalmente por lipídeos, dentre eles, as ceramidas.

Ao sofrer alguma agressão, a pele pode apresentar fissuras, coceira e ressecamento. Identificar as causas da pele seca é importante para conseguir hidratar a pele e alcançar bons resultados na reversão do quadro.

Na maioria dos casos, causas da pele seca se referem à agressão contínua à pele. Foto: Shutterstock

Na maioria dos casos, causas da pele seca se referem à agressão contínua à pele. Foto: Shutterstock

Para que a pele esteja em um estado adequado de funcionamento, é preciso que seus dois processos básicos ajam em conjunto: a limpeza e a hidratação cutânea. Enquanto a limpeza contribui para a remoção dos debris externos, secreções cutâneas naturais e micro-organismos, a hidratação tem o papel primordial de manter o conteúdo de água na epiderme e manter a barreira epidérmica em perfeito estado.

Segundo a médica especialista em Dermatologia Natália Schilling Ceratti, a presença do ressecamento pode indicar ou não alguma doença sistêmica. Na grande maioria dos casos, as causas da pele seca estão relacionadas à agressão contínua à pele como, por exemplo, o excesso de contato com água de piscinas no verão ou com produtos químicos.

“A pele seca costuma se manifestar principalmente no inverno, quando ocorre mais descamação pela maior perda de água por meio da pele, devido às temperaturas mais baixas”, salienta Natália.

Causas da pele seca

As causas da pele seca podem estar relacionadas a diversos fatores. Entre as causas da pele seca, está o uso inadequado do sabonete, tomar banhos demorados com água muito quente, praticar esportes na água com muito cloro (como natação e hidroginástica, por exemplo), ficar exposta a um ambiente muito seco sob o vento ou ventilador e usar tecidos sintéticos que provocam alergia.

O consumo de pouca água e o uso de hidratante para determinadas regiões do corpo em áreas diferentes também podem ser apontados como causas da pele seca. Indivíduos com doenças como diabetes, hipotireoidismo e psoríase, ou idade avançada e que fazem uso de medicamentos, como estatinas e diuréticos, são mais suscetíveis a sofrer com o ressecamento da pele.

Tratamento

Caso o ressecamento da pele persistir por um longo período de tempo, sendo acompanhado por outros sintomas e queixas, é preciso considerar outras possíveis causas da pele seca, como dermatite atópica, deficiência de vitamina A, pênfigo e ictioses, dentre outras doenças a serem avaliadas por um dermatologista com um exame físico minucioso.

“É preciso ressaltar que o problema da pele seca é muito prevalente em idosos, devido à desidratação da pele, que é natural com o passar do tempo, assim como em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Nestes casos, a incidência de pele seca é ainda maior do que no restante da população senil”, afirma a especialista.

O tratamento a ser adotado por pessoas que sofrem de pele seca consiste em manter a pele hidratada por meio da aplicação de emolientes, hidratantes com componentes específicos, como ceramidas, glicerina, ureia ou a dimeticona com pouca fragrância, visto que ela pode irritar a pele em alguns casos.

No caso de haver prurido e vermelhidão ou escoriações, decorrente da coceira, deve ser considerada a prescrição de corticóide tópico, conforme avaliação feita pelo dermatologista.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite


Sites parceiros