Dica do Dermatologista

Confira 5 dicas que ensinam como evitar o suor da axila

Por Redação Doutíssima 15/09/2014

O suor é parte das nossas vidas, já que todos suamos, em maior ou menor escala. Acontece, porém, que algumas pessoas suam excessivamente, principalmente depois de praticar uma atividade física ou então quando a temperatura está elevada. E há aqueles que sequer precisam dessas condições para começarem a “derreter”, especialmente embaixo dos braços. Então, querendo saber como evitar o suor da axila?

Aprenda como evitar o suor da axila

Suar é essencial, já que ajuda a pele a liberar o excesso de calor e resfriar-se. Além disso, através do suor eliminamos uma série de toxinas do corpo humano. Porém, quando o suor é excessivo, isso pode ser um problema social – vergonha, ansiedade, mau cheiro, ou seja, a vida social da pessoa que sofre com suor excessivo pode ser bastante afetada.

como-evitar-o-suor-da-axila

Para os homens, a depilação das axilas pode evitar o suor excessivo no local. Foto: Shutterstock

Como evitar o suor da axila em 5 dicas

Um dos locais que mais é atingido pelo suor excessivo são as axilas. Quer algumas dicas de como evitar o suor da axila? Confira abaixo.

1. Depile-se

Provavelmente as mulheres podem pular essa dica, mas se você é homem poderá refletir sobre ela. Os pelos das axilas são um abrigo – e como todo o abrigo geram calor.

Quem sofre de hiperidrose, que é o nome técnico do “suor excessivo”, normalmente produz calor com muita facilidade. Então, é só juntar essas duas informações e você já vai entender o porquê depilar as axilas é uma ótima maneira de como evitar o suor da axila.

2. Bicarbonato de sódio com limão

Esse é um remédio caseiro que ensina como evitar o suor da axila. Na verdade, essa mistura é eficaz para prevenir a ocorrência do suor e, também, dos maus cheiros a ele relacionados nessa zona.

Coloque algumas gotas de limão em um pequeno pote, com uma colher de bicarbonato de sódio. Misture por alguns segundos até virar uma pasta e então aplique em pequenas quantidades na zona axilar, de preferência à noite, antes de deitar. Espere uns 10 minutos e lave com água.

3. Evite soluções milagrosas

Algumas pessoas acreditam que colocando protetores nessa zona, o problema estará resolvido ao menos a nível social. Não passa de um paliativo e, além disso, irá estimular ainda mais a produção de suor, já que aumentará o calor na zona. Então, se você está procurando como evitar o suor da axila, uma excelente medida é dizer não a esses protetores.

4. Higiene

Alguns hábitos de higiene naturais e outros mais peculiares são uma ótima maneira de evitar o suor da axila. Primeiro: tome banho todos os dias – você provavelmente já o faça.

Depois, há duas peculiaridades: não use sabão na zona das axilas, já que ele pode estimular a produção de suor. Prefira o bicarbonato com limão que falamos acima, que previne o mau cheiro. Também seque as axilas com um secador de cabelos, após o banho, para mantê-las bem secas, o que previne tanto a produção de suor como o mau cheiro.

5. Escolha bem as roupas

Se você tem problemas de suor excessivo, é recomendável que você dê preferência às roupas mais folgadas – e não àquelas mais justas. Talvez adotando as dicas acima você notará algumas melhoras e a partir daí poderá tentar voltar a usar as roupas justas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!