Beleza > Dica do Dermatologista

Aprenda em detalhes como passar creme de forma correta

Por Redação Fortíssima 24/05/2016

A rotina de beleza feminina está cada vez mais extensa: protetor solar, hidratantes, tônicos e produtos anti-idade são apenas alguns dos itens que marcam presença. Mas é preciso ter cuidado para que o excesso de cosméticos não cause um efeito reverso e prejudique a dreme. O segredo é aprender como passar creme e outros produtos na quantidade e ordem certa.

“É um erro passar os cremes de forma aleatória, formando camadas e mais camadas de produtos sobre a pele, achando que tudo vai funcionar junto”, sinaliza a farmacêutica Mika Yamaguchi, consultora técnica da Biotec Dermocosméticos. Para obter bons resultados, é preciso ter atenção não só na escolha do cosmético, mas também na aplicação.

Dicas de ouro sobre como passar creme

O primeiro passo, antes de utilizar cremes, é lavar o rosto com água morna, para ajudar a pele a receber os cosméticos e absorver melhor os ativos. Mika informa ainda que nesta etapa é interessante utilizar sabonetes com ativos naturais e, em seguida, um tônico, adstringente ou mousse de limpeza facial.

Não há mistério na hora de passar cremes. Segundo a farmacêutica, basta seguir uma regra simples: os produtos mais leves devem ser aplicados primeiro, seguidos dos produtos mais encorpados, como loções. “Caso contrário, os leves não conseguem passar pelos pesados e não chegam à pele”, sustenta.

Outra dica relevante, segundo a especialista, é esperar alguns segundos para o cosmético secar antes de aplicar o próximo. Essa sequência também vale para os produtos de uso noturno, pois é nesse momento que o creme ajuda a pele a reparar os danos sofridos durante o dia, assim como ficar pronta para o próximo.

Em relação à quantidade necessária, é difícil generalizar. Para quem deseja aprimorar resultados, Mika opina que apostar nos produtos manipulados pode ser uma alternativa. Principalmente porque eles são feitos sob medida, de acordo com as necessidades individuais, fornecendo os ativos importantes para você na medida correta.

Natalia Couto da Silva, professora da área de Beleza do Senac Novo Hamburgo, sugere também que é possível escolher entre diferentes tipos de cremes para obter resultados satisfatórios na aparência da pele.

“Para quem deseja uma hidratação profunda, cremes mais concentrados são a melhor pedida, mas a pele os absorverá de forma mais lenta”, expõe.Já para quem prefere usar produtos mais leves, o ideal são as emulsões mais leitosas e que sejam livres de óleos, aponta a professora.

Como passar creme

Aplicar os cremes na ordem certa faz toda a diferença no resultado final. Foto: iStock, Getty Images

Ordem correta de aplicação dos cosméticos

Caso você ainda tenha dúvidas sobre como passar creme e outros produtos de beleza, confira abaixo um passo a passo indicado por Mika:

1º Limpar

Ação: retira a sujeira e prepara a pele para absorver mais intensamente os ativos dos cosméticos.

2º Hidratar

Ação: nesta etapa são aplicados todos os cremes hidratantes, tanto para todo o rosto quanto para áreas específicas, como a dos olhos.

3º Proteger

Ação: é a vez da proteção solar. Aplique o filtro que deve ser de, no mínimo, FPS 30.

4º Maquiar

Ação: a maquiagem também tem ordem certa: primeiro o primer, a base e o corretivo. Os outros itens não seguem uma sequência definida.

E aí, aprendeu como passar creme da maneira certa? Sua pele agradece! Depois nos conte qual foi o resultado.