Beleza > Dica do Dermatologista

Melanomas: autoexame da pele auxilia na prevenção

Por Redação Fortíssima 23/08/2016

Quando o tema em pauta é câncer, a importância do autoexame é um fator que merece destaque. Em maio, mês internacional do Combate ao Melanoma, vale ressaltar que um olhar cuidadoso para o seu próprio corpo pode auxiliar na detecção de eventuais melanomas. Quanto mais rápido o diagnóstico, melhores as chances de um tratamento tranquilo.

Segundo a dermatologista Cláudia Marçal, o autoexame deve ser realizado principalmente por pessoas de pele clara, que possuem antecedentes familiares de câncer de pele, têm mais de 50 pintas, muitas sardas e manchas provenientes de exposições solares anteriores. Esses são os grupos de maior risco.

Aprenda a fazer o autoexame da pele

“O procedimento do autoexame pode ser feito com certa regularidade, uma vez por mês, na frente do espelho e com luz natural”, informa a dermatologista. O objetivo é verificar o surgimento de quaisquer manchas, relevos ou feridas anormais ou que não cicatrizam.

Este tipo de cuidado, principalmente para quem tem a pele muito clara e com muitas pintas, ajuda a conhecer melhor o corpo e identificar com facilidade qualquer alteração suspeita. Mas como detectar um sinal de melanoma?

A especialista informa que, para saber se uma lesão é mais preocupante, é usada a regra do ABCD (área, borda, cor e diâmetro) sobre pintas com pigmentação. “Dividimos a lesão em quatro partes iguais e comparamos os quadrantes, observando sua simetria”, esclarece.

Quanto aos sinais clínicos, qualquer lesão que coce, doa, sangre, aumente de tamanho com rapidez ou apresente sensibilidade precisa ser examinada por um dermatologista. Também vale ficar atento ao modo certo de realizar o autoexame:

  • Examine seu rosto, principalmente o nariz, lábios, boca e orelhas
  • Para facilitar o exame do couro cabeludo, separe os fios com um pente ou use o secador para melhorar a visibilidade. Se houver necessidade, peça ajuda a alguém
  • Preste atenção nas mãos, também entre os dedos
  • Levante os braços para olhar as axilas, antebraços, cotovelos, virando dos dois lados, com a ajuda de um espelho de boa qualidade
  • Foque no pescoço, peito e tórax. As mulheres também devem levantar os seios para prestar atenção aos sinais do local em que fica o sutiã. Olhe também a nuca e por trás das orelhas
  • De costas para um espelho de corpo inteiro, use outro para olhar com atenção os ombros, as costas, nádegas e pernas
  • Sentado, observe a parte interna das coxas, bem como a área genital
  • Na mesma posição, verifique os tornozelos, o espaço entre os dedos, bem como a sola dos pés.
Melanomas

Autoexame da pele ajuda a identificar melanomas. Foto: iStock, Getty Images

Prevenção de melanomas

Em relação à prevenção do câncer de pele, Cláudia é veemente sobre da importância da proteção solar. “O filtro solar deve ser usado diariamente, independentemente da estação do ano e do dia estar ensolarado ou nublado. Mesmo em um dia 100% encoberto, 70% da radiação ainda passa”, pondera ela.

A exposição ao sol, acumulada ao longo dos anos, é o principal fator associado a novas lesões ou modificações naquelas já existentes, que podem ocasionar o câncer de pele. Assim, a indicação geral da dermatologista é utilizar filtro solar com fator de proteção 50 para as peles claras e 30 para as negras.

E você, costuma fazer o autoexame para identificar possíveis melanomas? Não custa tirar alguns minutos para cuidar da sua saúde. Aproveite e compartilhe essa ideia com os seus amigos.