Filhos

10 Mitos e verdades sobre a alimentação infantil

Por Redação Doutíssima 15/10/2013

A alimentação das crianças é um assunto que gera muitas dúvidas, desde os pais de primeira viagem até os pais mais experientes. Conhecendo esse dilema, o Doutíssima foi atrás de esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes dos pais sobre a alimentação dos pequenos e descobriu 10 mitos e verdades sobre a alimentação infantil. Confira agora!

 

1) Suco de beterraba é capaz de acabar com a anemia?

beterraba

Mito. Uma xícara de beterraba ralada possui, em torno de 0,8 miligrama de ferro e uma criança que apresenta um quadro de anemia necessita de um consumo mínimo diário de 5 miligramas do mineral para cada quilo de peso, durante três meses”, ou seja, a beterraba sozinha não é capaz de curar a anemia, mas pode ajudar se combinada a outros alimentos. Um bife pequeno de fígado, por exemplo, pode chegar a conter 8,5 miligramas de ferro na sua composição.

 

2) É saudável dar frequentemente como lanche um bolinho industrializado ao meu filho?

Prefira os bolinhos sem recheio nem cobertura, pois eles são ótimas fontes de carboidratos. Porém, preste atenção na hora de dar os bolinhos recheados ao seu pequeno, pois, para obter a consistência cremosa, geralmente, os recheios são produzidos com gordura hidrogenada, que é um verdadeiro veneno. Se consumido em grandes quantidades, a gordura hidrogenada leva à obesidade e ao aumento do colesterol. Experimente substituir os bolos por bolachas salgadas ou um sanduíche.

 

3) Existe restrições para uma criança comer frutos do mar?

Por serem alimentos muitos fortes, o ideal é aguardar que a criança atinga a idade de 2 anos, pelo menos, antes de provar um fruto do mar, pois existem grandes riscos de intoxicação alimentar e de alergias. É verdade, porém, que cozinhar ou assar esse tipo de alimento pode diminuir os efeitos negativos, mas procure evitar se seu filho for muito pequeno.
4) Café faz mal para a garotada?

crianca_cafe

Digamos que o café não seja a bebida ideal para ninguém, pois a cafeína é capaz de acelerar o metabolismo e deixar qualquer um agitado, e o efeito em uma criança corre o risco de ser mais forte ainda. Porém, uma pequena quantidade de café não faz mal a ninguém, se acompanhado com leite, pode virar um dos líquidos preferidos do baixinho. As lendas que correm por aí sobre o fato de o café prejudicar a absorção de cálcio podem até serem verdadeiras, porém, acredita-se que a quantidade de cafeína presente em um copo de café com leite é tão pequena que não interfere na retenção do mineral pelo organismo”.

 

5) O leite de soja pode substituir o de vaca?

Se o problema for intolerância à lactose, o leite de soja é a melhor saída, se não a única. O leite de vaca é imensamente melhor, pois possui mais cálcio, porém ele contém um grupo de proteínas, as caseínas, que pode provocar reações como urticária, se for o caso, o ideal é procurar algo que compense. Mas lembre-se, apenas o pediatra do seu filho poderá recomendar o tipo de leite mais adequado para o caso.

 

6) Meu filho adora peixe cru. E agora?

Se ele já for grandinho e tiver pelo menos 2 anos, não tem problema. Porém, evite dar a ele peixes que você não conhece a procedência ou levá-lo em restaurantes dos quais você não está segura sobre a higiene. Confira sempre a procedência, os métodos de conservação e se o estabelecimento – seja ele restaurante, peixaria ou mercado – tem o certificado sanitário, que garante a procedência e a qualidade do pescado.

 

7) Alimentos com corantes causam alergia?

Na grande maioria das vezes, a resposta é não. Corantes, espessantes e conservantes, encontrados nos produtos industrializados, também têm fama negativa. Porém, testes comprovaram que apenas 5% dessas substâncias estão relacionadas a crises alérgicas. Mas preste atenção, pois crianças que já apresentaram alergias ao ácido acetilsalicílico, componente da aspirina, tendem a apresentar reações aditivos alimentares.”

 

8) A carne vermelha é essencial para a criança crescer saudável?

“Sim, pois ela é uma importante fonte de proteínas, gordura, ferro e zinco”, grande arma contra anemia e forte aliado para o crescimento saudável da criança. A carne vermelha possui o chamado ferro-heme, ou ferro orgânico, que é muito mais bem aproveitado pelo corpo do que o mineral presente nos vegetais. Especialistas afirmam que a anemia afeta mais de 40% das crianças em idade pré-escolar no Brasil. Por evitar que o seu pequeno entre nessas estatísticas, faça com que ele consuma carne vermelha ao menos três vezes por semana, de preferência acompanhada de uma fonte de vitamina C, como a laranja, para aumentar a absorção do ferro. O frango e o peixe são bons substitutos, porém não contêm a mesma concentração do ferro-heme.

 

9) Refrigerante diet e guloseimas adoçadas artificialmente devem ser evitados?

crianca-menino-refrigerante-1376071500900_300x200

Apesar do que se acredita, não há nenhum componente nesses produtos que seja comprovadamente nocivo à saúde. Nenhum estudo concluiu, por exemplo, que aspartame faça mal ao organismo dos pequenos.“ Mas, por serem artificiais, a recomendação é que esses alimentos sejam consumidos sem excessos.

 

10) Gemada é uma boa escolha para dar energia?

O risco de salmonela no ovo cru fez com que a gemada deixasse de ser a queridinha das mamães. A bactéria pode provocar diarréia, vômito ou até levar à morte.” Os ovos podem estar contaminados, seja por causa de higiene incorreta ou devido à refrigeração deficiente para a conservação do produto. É muito difícil – quase impossível – de detectar a olho nu quando um ovo está contaminado com a bactéria. Portanto, o melhor a fazer é fritá-lo ou cozinhá-lo.