Filhos

Acidentes no parquinho: confira dicas para evitar ocorrências e socorrer as crianças

Por Redação Doutíssima 11/08/2014

O parquinho é um dos lugares preferidos da criançada. No entanto, este local de diversão pode se tornar perigoso para os pequenos, caso os pais não adotem alguns cuidados necessários. Os acidentes no parquinho acontecem por muitas razões, mas tenha certeza de que é mais do que possível conseguir evitá-los. Para isso, as dicas a seguir podem ajudá-lo a manter os seus filhos seguros e longe dos problemas.

acidentes-no-parquinho

Acidentes no parquinho costumam ocorrer em momentos de distração de crianças e adultos. Foto: Shutterstock

Segurança para evitar acidentes no parquinho

– Antes de permitir que as crianças brinquem, certifique-se que o local possui segurança apropriada.

– Esteja certo de que a área foi projetada para que os adultos possam supervisionar as crianças em todos os momentos da diversão.

– Confira se o local está livre de perigos – por exemplo, se não possui lixo espalhado ou cacos de vidro soltos.

– Um dos itens mais importantes para evitar os acidentes no parquinho é verificar se todos os brinquedos estão em condições de uso. Pregos e parafusos expostos ou peças soltas podem ocasionar graves problemas. Os brinquedos de plásticos devem estar livres de rachaduras.

– Se o brinquedo for de metal, certifique-se de que não está muito quente, sobretudo no verão, já que pode queimar a pele sensível de uma criança.

– Geralmente, os parquinhos são projetados para várias faixas etárias. Por isso, cuide para que as crianças brinquem apenas nos equipamentos adequados para a sua idade.

Fique sempre alerta

Especialistas estimam que quase a metade de todos os acidentes no parquinho estão relacionados à supervisão inadequada. Por isso, acompanhe o seu filho em todos os momentos.

Se houver mais de um adulto, procurem monitorar de ângulos diferentes. Antes de sair de casa, converse com o seu filho sobre os cuidados que ele deve ter no parquinho e, desde já, imponha algumas regras. Orientando bem a criança é possível evitar os acidentes.

Primeiros socorros em acidentes no parquinho

Geralmente, os acidentes no parquinho acontecem em segundos de distração da criança. Por isso, os pais precisam estar bem preparados caso a criança se machuque. Um dos principais acidentes no parquinho é causado pela queda dos brinquedos – por isso, veja como agir nesta situação:

– Com muita calma, veja se não existe uma lesão mais grave na área do trauma, principalmente se a criança tiver batido com a cabeça ou com as costas.

– Se houver qualquer tipo de fratura grave, procure um hospital. Mas caso não tenha nenhuma fratura aparente, verifique o comportamento das crianças nas próximas 24 horas. Algumas lesões internas podem demorar mais a se manifestar, e por isso é muito importante estar atento.

– Se durante a queda, a criança bateu com alguma parte do corpo, gelo no local pode ajudar a melhorar.

– Se houver cortes, lave a área com água e sabão e procure secar com um pano limpo. Não use qualquer tipo de pomada ou creme.

Não é apenas no parquinho que os acidentes com crianças acontecem. Em casa os pais também precisam estar sempre de olho. Confira na reportagem:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!