Já entrou a primavera e muito em breve está chegando o verão no Brasil. É muito bom poder ir à praia e aproveitar o sol, mas as temperaturas começam a subir muito e a incomodar a todos. Se nós, adultos, temos problemas para passar uma boa noite de sono em meio ao calor, as roupas e o suor, imagina nossos bebês e crianças?!
O ideal para um quarto de criança seria uma temperatura entre 16º e 20º C, mas durante o calor do verão intenso, a temperatura do quarto do bebê pode ficar bem acima disso! Como fazer para garantir que seu bebê esteja fresco durante o calor, já que ele ainda não pode usar palavras para expressar seu desconforto? Confira essas 10 dicas para o seu filho ficar bem confortável durante o sono mesmo no calor do verão.
1. Remova todas as camadas de roupa desnecessárias. O pequeno já está usando uma fralda grossa e o pijama sobre o corpo. Ele vai precisar apenas de um cobertor simples se a temperatura estiver alta.
2. Se estiver muito quente, deixe-o dormir somente com o pijaminha e sem cobertas.
3. Remova todos os objetos ou roupas de cama nas bordas do berço para permitir que o ar circule durante a noite.
4. Tenha proteções contra mosquitos, mas garanta algumas janelas abertas pela casa para criar uma corrente de ar.
5. Ventiladores podem ser úteis, mas não deve ser colocados diretamente sobre o bebê. Ligue o ventilador para resfriar o ambiente. Quando estiver suficientemente fresco, desligue-o e coloque o bebê para dormir.
6. Você também pode pendurar toalhas molhadas sobre as persianas e janelas para refrescar o ar (através da evaporação da água).
7. Se você costuma usar protetor de colchão (principalmente os de plástico), eles são muitos quentes. É melhor removê-lo ou cobri-lo com várias camadas de lençóis de algodão para que eles absorvam a transpiração do seu filho.
8. Mantenha as cortinas fechadas durante o dia para que o sol não aqueça o quarto.
9. Não se esqueça de manter o olho em seu filho. Se ele adormecer no carrinho de bebê, certifique-se de que ele está na sombra.
10. Tenha cuidado para não deixar seu filho dormir em sua cadeirinha dentro do carro quando o carro estiver parado (em um estacionamento, por exemplo), especialmente se você não estiver com ele no carro. Mesmo com as janelas abertas, a temperatura no interior de um carro estacionado pode subir consideravelmente e sufocar uma criança.