Filhos

Top 5 questões e respostas sobre o recém-nascido

Por Redação Doutíssima 31/10/2013

DICAS-~1Top 1: Por que meu bebê não come?

:: Durante as primeiras horas de vida, o recém-nascido só precisa de descanso e não sente fome, seu estômago ainda está cheio de líquido amniótico. Nascer é um evento chocante para ele. Ele tem que se acostumar com o mundo exterior: luz, sons, cheiros. Claro, se você está amamentando, os médicos te indicarão amamentar duas horas após o nascimento. Por quê? O que o bebê mais precisa é satisfazer a sua necessidade de chupar algo e de ser consolado e aliviado por sua mãe, e não exatamente de comer.

 

Top 2: Meu bebê suga meu seio, mas eu não tenho leite! Será que ele não vai ficar com fome ?

:: Não entre em pânico! A chegada do leite em uma jovem mãe demora, em média, três dias após o parto. Primeiro o corpo libera o colostro, líquido amarelado extremamente rico em minerais. É ideal para o recém-nascido: muito nutritivo, ele vai estimular a passagem do mecônio, seu primeiro banco. Alguns bebês precisam mais do conforto que uma mamada proporciona e não necessariamente sentem fome.

 

Top 3: Dar o seio para o meu bebê é desconfortável e doloroso. Isso é normal?

:: Seus seios estão se preparando para a amamentação e esta preparação requer um pouco de paciência. Na maternidade, a equipe médica pode ajuda-la a encontrar a sua posição ideal para amamentar. Também esteja ciente de que alguns bebês têm um forte reflexo de sucção, e isso pode ser um pouco doloroso. Finalmente, note que a sensibilidade à dor é diferente de uma mulher para outra. Ser especialmente persistente e tranquila: a dor vai diminuir com o aumento do leite. Depois de uma quinzena de mamadas, normalmente este desconforto vai passar.

 

Top 4 : Quais são os cuidados que devo ter com o umbigo do recém-nascido?

:: Você deve saber que durante os três primeiros dias após o nascimento, o bebê usa uma espécie de grampo umbilical para” fechar” o cordão umbilical. Este pequeno clipe é removido de acordo com a secagem do fio, geralmente no final do terceiro dia de vida do bebé. Cada maternidade segue o seu próprio protocolo, mas geralmente convidam a mão para cuidar diariamente do umbigo do bebê, o que é feito até três vezes por dia. Se trata de uma gaze estéril embebida com antisséptico que você deve passar suavemente na base do cordão. Se o bebê chorar, não é por causa de dor, mas porque o líquido desinfetante é frio obre a pele!

 

No Top 5 : Como dar banho no meu bebê?

?????????:: No dia do parto, uma enfermeira vai cuidar do banheiro do bebê. Hoje em dia, há muitos pais ou parentes que auxiliam no primeiro banho do recém-nascido. Nos dias seguintes ao parto, se você estiver bem, poderá dar banho no bebê. Muitos berçários recomendam despir o bebê e delicadamente ensaboá-lo sobre o trocador. Em seguida, coloque-o suavemente na banheira (sem soltá-lo) com água à 37 ° C durante alguns segundos. Ele não deve ficar muito tempo na água, de modo a não molhar muito o cordão umbilical. Por que os bebês costumam chorar nesse momento? Simplesmente porque ainda não acostumado a serem manipulados!